Bispo diz que Bolsonaro agiu como “agente de Satanás” em Aparecida

-

Dom Mauro Morelli afirmou que seguidores ‘arruaceiros’ do presidente deveriam ser presos em flagrante

O bispo emérito dom Mauro Morelli, da Diocese de Duque de Caxias, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) comportou-se como um “agente de Satanás” ao participar de missa pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (12), no santuário dedicado à santa.

“Bolsonaro em Aparecida comportou-se como agente de Satanás. Desrespeitou a Mãe de Jesus e seus outros filhos e filhas, peregrinos famintos de vida com dignidade e esperança. Com seus endiabrados seguidores deveriam ser presos em flagrante como arruaceiros. São Miguel, cuidado!”, escreveu o religioso em suas redes sociais.

O bispo Dom Mauro Morelli. Foto: Reprodução

Atualmente, o bispo reside na Serra da Canastra, território pertencente à Diocese de Luz, em Minas Gerais.

Dom Mauro Morelli já declarou voto no ex-presidente Lula (PT) em outra postagem no Twitter. “Vote 13 sem medo. Conheço o Lula de perto desde a década de 70. Não toma o nome de Deus em vão! Sempre foi homem de família. Não vai perseguir ninguém pela sua história de vida como líder sindical. Nunca foi comunista nem revolucionário, sempre lutou por trabalho e salário justo”, afirmou.

A passagem de Bolsonaro por Aparecida (SP) foi marcada por recados desfavoráveis de representantes da Igreja Católica e aplausos e vaias de eleitores. O presidente estava acompanhado do candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Jair Bolsonaro (PL), ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em missa no santuário de Aparecida nesta quarta – Eduardo Knapp/Folhapress

Nas redes, tornaram-se virais vídeos que mostram apoiadores de Bolsonaro hostilizando um jovem que vestia camisa vermelha do lado de fora da Basílica Nossa Senhora Aparecida, atacando uma equipe de jornalistas, da TV Vanguarda e da TV Aparecida, e vaiando o arcebispo da Arquidiocese, dom Orlando Brandes, quando celebrava a homilia na principal missa no santuário.

Um dia antes da visita de Bolsonaro à cidade, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), principal entidade da Igreja Católica no país, lamentou em nota a participação do presidente na celebração “como caminho para angariar votos no segundo turno” e afirmou que “momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos”.

Este é mais um capítulo em que questões religiosas atravessam as eleições deste ano. Apesar do presidente Bolsonaro se declarar católico, é no segmento evangélico que está sua mais significativa base de apoio.

Questionado em entrevista coletiva sobre a participação do presidente Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, expressou incômodo.

“Não podemos julgar, mas precisamos ter uma identidade religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Precisamos ser fiéis à nossa identidade católica, mas seja qual for a intenção vai ser bem recebido, porque é o nosso presidente”, afirmou.

Por Mônica Bergamo/FOLHA S. PAULO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Polícia Civil prende homem suspeito de planejar a morte do próprio filho de 8 anos para evitar pagamento de pensão alimentícia

As conversas de um agricultor de 36 anos preso em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo,...

Balneário em Bertolínia permanece interditado quase quatro meses após derramamento de agrotóxicos

Semarh começou a instalar poços para monitorar a qualidade da água subterrânea e avaliar se houve contaminação do aquífero...

SUS inicia testes de canetas emagrecedoras em paciente com obesidade em hospital do RS

Estudo terá como alvo 250 pacientes com obesidade grave ou associada a outras morbidades. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha,...

Dono de sorveteria e autoescola é preso por suspeita de tentativa de homicídio em Teresina

O empresário Igor Medeiros Camarço, que atua nos ramos de sorveteria e autoescola, foi preso preventivamente nesta sexta-feira (26)...

Abandono escolar no ensino médio do Piauí cai de 8,6% para 0,5% em três anos, aponta Censo Escolar

O levantamento também mostra queda na reprovação e no atraso escolar no estado. Entre 2022 e 2025, o Piauí reduziu...

Brasileiras de 109, 104 e 103 anos conquistam recorde mundial no Guinness

As brasileiras Levita de Deus Nunes, de 109 anos, Zoraide de Deus Mota, de 104, e Zulina de Deus...

Brasil bate recorde de exportações para os EUA em 2024

Dados são da Câmara Americana de Comércio para o...

Você também pode gostar
Recomendado para você