Bolsa Família amplia acompanhamento escolar e registra novos 1,55 milhão de estudantes em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por meio das condicionalidades, as ações coordenadas pelo MDS reduziram em 10,5% o número de alunos não localizados

Durante todo o ano de 2025, mais de 1,55 milhão de crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família, que não tinham cadastrado a matrícula e frequência escolar, passaram a ter as informações devidamente registradas e acompanhadas. Os alunos não localizados (NLOC) são aqueles sem informações inseridas pela rede de ensino no Sistema Presença durante o período de acompanhamento. Sem esses dados, não é possível confirmar se o estudante está matriculado e frequentando regularmente a escola.

A busca ativa e o acompanhamento, realizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), identificam os estudantes e garantem às famílias beneficiadas o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social, especialmente às crianças, adolescentes, mulheres e gestantes.

Foto: Lyon Santos/ MDS

Segundo os dados da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do MDS, apenas em outubro e novembro de 2025, mais de 180 mil estudantes que não estavam localizados passaram a constar no Sistema Presença. Isso reduziu em 10,5% o número de alunos sem registro em relação ao período anterior e resultou no menor índice do ano de estudantes não localizados.

No mesmo período, 89,2% do público elegível teve a frequência escolar acompanhada, o maior índice de 2025. Entre as famílias beneficiárias, 95,49% cumpriram as condicionalidades da educação.

O avanço também foi observado nos municípios. Em fevereiro de 2025, 788 cidades tinham menos de 75% de acompanhamento dos estudantes. Em outubro e novembro, o número caiu para 338. Houve ainda uma redução de 57% no número de municípios com acompanhamento limitado. Para 2026, a previsão é ampliar ainda mais os resultados e acompanhar a frequência escolar de mais de 95% do público total.

“Essa integração entre as redes e o trabalho conjunto das equipes em estados e municípios são fundamentais para seguirmos avançando no programa. Isso garante que as famílias tenham acesso a serviços essenciais, como educação de qualidade. Sabemos o quanto a educação é importante para romper o ciclo da pobreza entre gerações”, destacou a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.

Condicionalidades

As condicionalidades são pré-requisitos para que as famílias continuem recebendo o benefício mensal, além de ajudar a identificar situações de vulnerabilidade, como risco de evasão escolar, negligência ou violência doméstica. Quando o compromisso não é cumprido, a família pode perder o acesso ao benefício.

Na educação, o acompanhamento verifica se estudantes de quatro a 17 anos estão matriculados e frequentando regularmente a escola, com base nos dados informados pelas redes de ensino no Sistema Presença.

A frequência mínima exigida varia de acordo com a idade: 60% de frequência para crianças de quatro a seis anos incompletos; 75% de frequência para crianças e adolescentes de seis a 18 anos incompletos que ainda não concluíram a educação básica.

Na área da saúde, as crianças menores de sete anos devem manter o calendário de vacinação em dia e realizar o acompanhamento nutricional. Gestantes precisam cumprir o pré-natal regularmente.

Busca ativa escolar – é realizada por meio da identificação, localização e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. O acompanhamento é feito por meio de uma plataforma digital, com equipes intersetoriais de educação, saúde e assistência social para compreender as causas da exclusão escolar e garantir não apenas o retorno, mas também a permanência desses estudantes na escola.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...

Piauí torna obrigatório protocolo de humanização para mães em casos de perda gestacional

Lei estadual determina acolhimento diferenciado nas redes pública e privada de saúde, com foco em privacidade, apoio psicológico e...
spot_img

Deputado Júlio César confirma suplente indicado pelo PT em chapa ao Senado pelo Piauí

Pré-candidato destaca diálogo com lideranças e aposta na unidade da base governista para fortalecer a candidatura nas eleições estaduais O...

Deputado Dr. Marcus Vinícius solicita recuperação urgente da BR-343 próxima a Floriano

O parlamentar que a obra deverá ser iniciada na próxima semana Por Leônidas Amorim - Colunista e Redator do Portal...
spot_img

Posts Recomendados