Bolsonaro propõe mudar ICMS de diesel e gasolina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“O presidente da República encaminhará proposta ao Legislativo e lutará pela sua aprovação”, escreveu.

O presidente Jair Bolsonaro indicou neste domingo, 2, por meio de sua conta no Twitter, que deve encaminhar uma proposta ao Legislativo para alterar a forma de cobrança do ICMS que incide sobre a gasolina e o diesel. A ideia é acelerar a chegada dos cortes feitos nas refinarias, pela Petrobrás, ao consumidor.

No post, o presidente propõe a incidência de um valor fixo de ICMS por litro e não mais sobre a média de preço cobrado nos postos. “Os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, escreveu Bolsonaro.

Ele criticou o modelo dizendo que os governadores “não admitem perder receita, mesmo que o preço do litro nas refinarias caia”. Bolsonaro lembrou ainda que o governo reduziu três vezes os preços da gasolina e do diesel nas refinarias e questionou o motivo do ajuste não ter chegado aos postos.

“O presidente da República encaminhará proposta ao Legislativo e lutará pela sua aprovação”, escreveu.

O ICMS representa um terço do preço final dos combustíveis. Cada Estado tem liberdade para definir sua alíquota de ICMS, e o imposto é ad valorem, ou seja, a alíquota é definida em um porcentual do preço.

É um modelo diferente do aplicado em impostos federais, em que há um valor fixo por litro de combustível. Por isso, cada vez que a cotação do petróleo sobe ou que o câmbio perde valor ante o dólar, a arrecadação dos Estados sobe também.

De acordo com o sinalizado por Bolsonaro, o ICMS seria cobrado sobre o litro do combustível. Assim, a arrecadação dos Estados não aumentaria nem cairia, independente da variação dos preços de gasolina e diesel.

O presidente já havia sugerido mudança no ICMS que incide sobre combustível em janeiro, quando a cotação do petróleo subiu após o ataque americano ao aeroporto de Bagdá, que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani. À época, porém, governadores de Estados indicaram que se opunham à ideia. O ICMS sobre combustíveis responde por entre 18% e 20% da arrecadação dos Estados.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...
spot_img

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...
spot_img

Posts Recomendados