A administração do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, aparece entre as quatro melhores em gestão fiscal, segundo dados do índice de Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado na última semana. 188 prefeituras do estado do Piauí enfrentam graves problemas da gestão dos recursos públicos.
“Temos a 4ª melhor gestão fiscal entre os municípios piauienses (ano-base de 2018). Isso reflete nosso esforço, juntamente com nossa competente equipe técnica, para manter as contas do município em dia, o que inclui o pagamento de servidores, de fornecedores e realização de serviços”. Disse o prefeito Marcos Elvas.
A pesquisa leva em conta os dados do ano de 2018, e mostra 50% prefeituras municipais do Piauí, 112 no total, apresentam uma situação crítica em relação aos critérios como autonomia fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Além disso, o índice da Firjan mostra que em outras 76 cidades, a situação é de grande dificuldade para que o município alcance o controle fiscal.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revela que 1.856 cidades brasileiras não se sustentam, já que a receita gerada localmente não é suficiente nem para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da Prefeitura. Em média, esses municípios gastaram, em 2018, R$ 4,5 milhões com essas despesas e geraram apenas R$ 3 milhões de receita local.
É importante ressaltar que o levantamento da Firjan deixou de fora a avaliação da gestão fiscal das contas de 15 prefeituras, que não declararam seus dados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até a data limite prevista em lei.
Com informações do Portal Ponto X