Cidades Brasil chega a 186,7 mil mortes por Covid-19

Brasil chega a 186,7 mil mortes por Covid-19

-

São 7.237.350 casos registrados.

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 408 novas mortes pela Covid-19, além de 24.680 novos casos da doença. Com isso, neste domingo (20) o país chega a um total de 186.773 mortos pela doença e 7.237.350 casos registrados.

O levantamento não inclui dados dos estados de São Paulo –o mais populoso e que costuma ter os maiores números de mortes e casos– e Goiás, que não divulgou os dados até as 20h deste domingo (20).

São Paulo informou que não conseguiu fazer o processamento dos dados “devido a novas falhas no sistema do Ministério da Saúde, impactando a atualização dos casos e óbitos”, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo.

Falhas semelhantes foram reportadas pela secretaria também no último dia 16 de novembro, quando, mesmo sem a atualização paulista, o país alcançou quase mil óbitos e o segundo maior número de casos. Na ocasião, o Ministério da Saúde negou falhas.

Ainda de acordo com a secretaria, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 62% no estado e 67,3% na Grande São Paulo.

A Folha de S.Paulo procurou o Ministério da Saúde para saber se houve falhas no sistema, que afirmou que “não há problemas técnicos nos registros de novas notificações de Covid-19 no Sivep-Gripe”. A pasta esclarece que “a equipe técnica do DataSUS está realizando manutenção no sistema de consumo de dados dos estados. A previsão de normalização é no início desta semana.”

Já o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo registrou 25.445 novos casos e 408 novos óbitos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registrados 7.238.600 casos de Covid-19 e 186.764 óbitos no país.

Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Além dos dados diários, a Folha também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 765, aumento de 31% em relação a 14 dias atrás.

No comparativo entre as regiões, as regiões Sudeste e Sul registraram maior aumento de mortes, com variação de 40% e 23%, respectivamente.

Todas as regiões continuam com aumento da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. Somente o Norte tem situação estável (com 13% de aumento).

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

DA FOLHAPRESS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seduc define que aulas do primeiro semestre serão remotas no Piauí

A medida foi tomada pelo Secretário de Educação, Ellen Gera, para evitar a disseminação da covid-19 entre os estudantes. O...

Prefeita e secretário acompanham a vacinação dos profissionais de saúde em Guadalupe

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, o público-alvo da primeira fase da campanha de imunização são os profissionais...

Prefeita e secretária de educação de Guadalupe apresentam os novos dirigentes das escolas municipais

A prefeita Neidinha Lima e a secretária Lorena Rocha Antunes apresentaram oficialmente a nova equipe de diretoras e coordenadoras...

Prefeita Neidinha visita Rua Furtuoso José e conversa com moradores após via ganhar pavimentação asfáltica

A via que foi asfaltada recentemente dá acesso ao Hospital Pedrina Silveira e liga o Centro da cidade ao...

Inter massacra São Paulo com futebol de campeão e vira líder do Brasileirão

Após goleada por 5 a 1 em pleno Morumbi, Colorado fica dois pontos à frente do agora segundo colocado. Morumbi,...

Alemanha detecta mais 30 casos de peste suína africana em javalis selvagens

A doença não afeta humanos, mas é fatal para porcos. Mais 30 casos de peste suína africana (PSA) foram detectados...

Posts Recomendados