Brasil concentra 71,9% das queimadas na América do Sul nas últimas 48h

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seca atinge 58% do território nacional

Nos últimos dois dias, o Brasil concentrou 71,9% de todas as queimadas registradas na América do Sul. De acordo com dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 7.322 focos de incêndio nas últimas 48 horas até a sexta-feira (13).

Na sequência, aparecem Bolívia com 1.137 focos (11,2%), Peru com 842 (8,3%), Argentina com 433 (4,3%) e Paraguai com 271 (2,7%) focos de queimadas nas últimas 48 horas.

Considerando o acumulado do ano, até a data de ontem, o Brasil registrou 180.137 focos em 2024, 50,6% dos incêndios da América do Sul. O número é 108% maior em relação ao mesmo período de 2023, quando foram anotados 86.256 focos entre janeiro e 13 de setembro.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera o ranking, com 1.379 registros nas últimas 48 horas, seguido por Amazonas, com 1.205, Pará, com 1.001, e Acre, com 513 focos. O município com o maior número de queimadas no período é Cáceres (MT), que teve 237 focos nas últimas 48 horas. Novo Aripuanã (AM) e São Félix do Xingu (PA) vêm logo atrás com 204 e 187 focos de incêndio, respectivamente.

A Amazônia foi a região mais afetada, concentrando 49% das áreas atingidas pelo fogo nas últimas 48 horas. Na sequência, aparecem o Cerrado (30,5%), a Mata Atlântica (13,2%), o Pantanal (5,4%) e a Caatinga (1,9%).

Divulgação

Ações coordenadas

A Polícia Federal (PF) aponta que há indícios de que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.

A hipótese de ação humana em parte das queimadas que assolam o país também já foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal.

O uso do fogo para práticas agrícolas no Pantanal e na maior parte da Amazônia está proibido e é crime, com pena de dois a quatro anos de prisão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, associados a essa prática, os incêndios florestais no Brasil e em outros países da América do Sul são intensificados pela mudança do clima, que causa estiagens prolongadas em biomas como o Pantanal e Amazônia. Em 2024, 58% do território nacional são afetados pela seca. Em cerca de um terço do país, o cenário é de seca severa.

Brasília (DF) 26/08/2024- Brasília amanhece encoberta por fumaça de queimadas.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Fumaça de queimadas reduz visibilidade na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil

Além das consequências para o meio ambiente, o grande volume de queimadas no país tem pressionado o sistema de saúde e causa preocupação, principalmente envolvendo idosos e crianças com problemas respiratórios. Por causa dos incêndios, cidades em diversas partes do país foram atingidas por nuvens de fumaça, o que prejudica a qualidade do ar.

As orientações para a população nessas regiões são evitar, ao máximo, a exposição ao ar livre e a prática de atividades físicas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Programa de Alfabetização na Idade Certa fortalece educação infantil e projeta alcançar 80% das crianças da rede pública piauiense

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais, o PPAIC se consolidou como a maior...

Programação em alusão ao Dia do Piauí será realizada em Teresina e Parnaíba nos dias 16, 18 e 19 de outubro

Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação...

Júlio César diz que cabe aos vereadores do PSD decidir se vão para base de Silvio Mendes

O presidente do PSD confirmou que já se reuniu com Silvio após as eleições, mas segundo ele, não trataram...

Homem é brutalmente assassinado com disparos de arma de fogo em Picos

Este é o 16º homicídio registrado na cidade de Picos em 2024. No início da tarde desta sexta-feira (11/10), um...
spot_img

Ciro Nogueira apresenta projeto contra o que chama de pesquisas fraudulentas

O senador citou o caso de Teresina, onde resultados das pesquisas foram muito diferentes dos resultados nas urnas. O senador...

Joel Rodrigues é convidado a fazer parte da comissão de transição de Silvio Mendes; veja nomes confirmados

O grupo será liderado pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar. O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira...
spot_img

Posts Recomendados