Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil entra no grupo dos 6 países com mais mortes por Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o marco negativo, o país entra no grupo de seis países com mais fatalidades em todo o mundo, veja como foi a evolução dos casos no cenário internacional.

O Brasil registrou até o momento mais de 10 mil mortos por complicações do novo coronavírus (Sars-Cov-2) desde que o primeiro caso no país foi relatado em março, segundo o levantamento das secretarias estaduais de Saúde da sexta-feira (9).

Foto: Vincent West/Reuters
Mortes por coronavírus no país — Foto: Arte G1

Mortes por coronavírus no país — Foto: Arte G1

A Covid-19 matou 10.017 pessoas no Brasil, o que coloca o país como o sexto com mais mortes por causa da doença, atrás dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha e França. A primeira morte oficial pelo novo coronavírus no Brasil aconteceu há 53 dias. Desde registro inicial, o país chegou a mais de 146 mil infectados.

Assim como o Brasil, outros países viram o número de casos e mortes aumentar e integram o grupo com mais de 10 mil vítimas da Covid-19. Em todos eles, medidas foram tomadas para conter o avanço da doença, embora posturas contra o isolamento social tenham sido comuns:

  • Com quarentena menos rígida no início da epidemia, a Itália viu o seu número de mortos crescer rapidamente e chegou a se tornar o epicentro da doença na Europa.
  • O Reino Unido demorou para apresentar uma resposta eficaz à doença e apostou em formas alternativas de combate, como a imunização de rebanho e se tornou o país com mais mortes no continente.
  • A Alemanha demorou mais tempo que a Itália para colocar em práticas medidas de distanciamento social, mas a boa preparação do seu sistema de saúde ajudou a garantir uma letalidade mais baixa e o país já planeja sua reabertura.
  • Os EUA demoraram a implementar ações de isolamento e, quando foi feita uma testagem em massa, o país apareceu como o novo epicentro da doença no mundo.
  • Quando a Espanha se tornou um dos países mais afetados pela Covid-19, o governo espanhol decidiu decretar emergência e tornar o isolamento obrigatório.
  • Previsto para durar inicialmente apenas 15 dias, o governo da França estendeu o isolamento para no mínimo 6 semanas por conta do avanço da doença no país.

Avanço do coronavírus nos países

PaísNúmero de mortesMortes por 100 mil habitantes
Brasil10.0144,78
França26.23339,16
Espanha26.29956,03
Itália30.20150,03
Reino Unido31.31646,99
Estados Unidos77.18023,52

Fonte: Universidade Johns Hopkins e Secretarias estaduais de Saúde

Pesquisadores que acompanham o surto de coronavírus pelo mundo (leia mais abaixo) fazem a ressalva de que o índice de casos confirmados nos países depende da política de testes adotada em cada um deles – e também da quantidade de equipamentos à disposição.

Além disso, os especialistas reforçam que cada país tem um cenário específico de combate à pandemia e que medidas de contenção têm que levar em conta as especificidades locais.

Veja, abaixo, os marcos dos países com mais vítimas da Covid-19:

Brasil

Gráfico mostra evolução do número de mortes no Brasil — Foto: Juliane Monteiro/G1
Gráfico mostra evolução do número de mortes no Brasil — Foto: Juliane Monteiro/G1

Gráfico mostra evolução do número de mortes no Brasil — Foto: Juliane Monteiro/G1

  • 17/03 – Primeira morte é confirmada em São Paulo
  • 08/05 – Pico diário de mortes (827; pela contagem do Ministério da Saúde, foram 751)
  • 08/05 – O país chega aos mais de 10 mil casos

O Brasil completou mais de 10 mil mortes enquanto começou a ter medidas mais severas de isolamento em zonas que já vivenciam uma sobrecarga no sistema de saúde, como cidades do Norte e do Nordeste do país.

Na terça-feira (5) o governo do Pará decretou lockdown na capital, Belém, e em outras grandes cidades do estado. Na Região Nordeste, Maranhão e Ceará também decretaram medidas similares. Em São Paulo, estado onde houve a primeira confirmação de Covid-19 no país, as medidas de distanciamento social e o fechamento de comércios não essenciais foram prorrogadas.

O Ministério da Saúde afirma que não há como saber exatamente quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no país. Sem a testagem em massa, boa parte dos portadores assintomáticos ou com sintomas leves não chega a ser testada e a prioridade é para os pacientes graves.

Por G1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador de Dom Inocêncio teria acusado Rafael Fonteles de exigir R$ 2 milhões em propina

Um áudio amplamente compartilhado nas redes sociais expôs um possível caso de propina milionária no município Dom Inocêncio, a...

Pix chega aos EUA: turistas brasileiros já podem pagar em real, mesmo com tensões comerciais entre os países

Em meio aos ataques do presidente Donald Trump e às investigações comerciais envolvendo o Brasil, uma nova funcionalidade do...

Prefeito é indiciado pelo assassinato de policial no Maranhão

As investigações concluíram que o prefeito João Vitor Xavier (PDT), disparou todos os tiros pelas costas da vítima. A Polícia...

Piauí se destaca por queda recorde de roubos de celulares, mas lidera aumento nos roubos de carga

O Piauí aparece com destaque nos dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública ao apresentar dois movimentos opostos...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius recepciona o Capacita+ em Floriano; o evento está alinhado à lei do parlamentar que criou o “Agosto Cinza”

A ação visa capacitar gestores, secretários e técnicos para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa. O programa Capacita+, promovido pela Secretaria...

Nordeste concentra as 10 cidades mais violentas do país; Bahia é o estado com maior número

Os dados são do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana. O Brasil registrou 44.127 mortes violentas intencionais...
spot_img

Posts Recomendados