Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasil ocupa terceira maior população pet do mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de maior população pet, com números impressionantes que variam entre 150 e 160 milhões de animais de estimação. Esse dado é expressivo como se existissem mais de três vezes a população do estado de São Paulo em pets espalhados pelo país.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os cães lideram o número de tutores, somando cerca de 60 milhões, seguidos pelas aves (40 milhões), gatos (30 milhões) e peixes ornamentais (20 milhões).

Durante a pandemia, o vínculo entre humanos e seus animais se fortaleceu. De acordo com a pesquisa Radar Pet, realizada em 2021, houve um aumento de 30% no número de animais de estimação nos lares brasileiros durante o isolamento social. Essa nova dinâmica trouxe benefícios não apenas para os animais, mas também para os tutores.

Os pets e a saúde mental

Especialistas confirmam que a interação com os animais de estimação vai muito além da companhia. A psicóloga clínica Alessandra Petraglia explica que essa convivência estimula a liberação de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. Essa substância proporciona uma sensação de bem-estar, relaxamento e afeto.

“Interagir com os animais pode trazer a sensação de presença constante. O pet oferece companhia emocional e alivia os sintomas da ansiedade e da solidão. Também combate e previne a depressão porque traz uma rotina, uma estrutura diária ao tutor do animal, promovendo um senso de responsabilidade”, afirma Alessandra.

O psicólogo Marcos Ribeiro, tutor de dois gatos, reforça a ideia de que os animais se tornam verdadeiros membros da família.

“Eles são parte da família e têm uma interferência muito positiva na nossa saúde mental” comenta.

A médica veterinária Fabieni Okiyama, que atua no Hospital Veterinário da Universidade de Brasília, complementa que esse vínculo entre humanos e animais pode ser considerado uma “família multiespécie”. Esse conceito reflete o impacto profundo que os pets têm na vida de seus tutores, tanto emocional quanto estrutural.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

URGENTE: Vereadora Indira Rocha de Landri Sales morre durante acidente na zona rural do município

A parlamentar estava no seu segundo mandato, e pertencia ao Partido dos Trabalhadores. A cidade de Landri Sales foi surpreendida...

Piauí avança na alfabetização infantil e entra no top 10 do país, mas índice ainda é inferior a 60%

Novo indicador do MEC mostra crescimento no número de crianças alfabetizadas até o 2º ano, em que sete municípios...

Georgiano Neto afirma que PSD aposta no diálogo para garantir fidelidade de prefeitos

Recentemente, o deputado Fábio Novo ameaçou expulsar prefeitos do PT que apoiarem Ciro Nogueira em 2026. O deputado estadual Georgiano...

Governo Lula vai atuar em duas frentes contra tarifaço de Donald Trump

No campo técnico, na terça governo vai baixar decreto regulamentando Lei da Reciprocidade e preparar reuniões com empresários. O governo...
spot_img

Saiba 6 benefícios (e um alerta) de comer banana

Fruta fortalece a imunidade, regula a pressão, melhora o sono e ajuda na prevenção de cãibras, AVC e problemas...

Mãe de Marília Mendonça comenta perda da guarda do neto para Murilo Huff: ‘Voltei a viver o luto’

O cantor Murilo Huff, pai da criança, entrou com uma ação de modificação de guarda. O caso ocorre quase...
spot_img

Posts Recomendados