Segundo o órgão, a produção de energia por usinas eólicas e solares aumentou 23,4%
Dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nessa sexta-feira (2) apontaram que 93,1% de toda energia produzida em 2023 são de fontes renováveis. No decorrer do ano passado, o país gerou cerca de 70 mil megawatts médios (MWm) provenientes de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.
As hidrelétricas lideraram e representam mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm, um crescimento de 1,2% em relação a 2022.
As usinas eólicas e solares contribuíram com 13 mil MWm, refletindo um aumento de 23,8% em relação ao ano anterior. A CCEE atribuiu esse avanço a condições climáticas favoráveis, especialmente para a produção solar, e à entrada de novas usinas no Sistema Interligado Nacional.
A capacidade instalada no país recebeu um acréscimo significativo de 42,6 mil MW devido à implementação de novas unidades de produção, equivalente a três usinas de Itaipu. A geração de energia a partir da biomassa, contribuiu para um aumento de 9,6% em comparação com o ano anterior.
A CCEE também destaca um crescimento expressivo de 63,9% na geração distribuída, onde os consumidores produzem sua própria energia, principalmente por meio de placas solares nos telhados das residências. Esse montante é injetado na rede da distribuidora local.
Nessa quinta-feira (1º), a CCEE havia divulgado um aumento de 3,7% no consumo de energia no Brasil, o maior dos últimos anos, impulsionado pelas ondas de calor registradas durante o ano passado.
Fonte: g1