Brasil registra recorde com 93% de geração de energia limpa em 2023, revela CCEE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o órgão, a produção de energia por usinas eólicas e solares aumentou 23,4%

Dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nessa sexta-feira (2) apontaram que 93,1% de toda energia produzida em 2023 são de fontes renováveis. No decorrer do ano passado, o país gerou cerca de 70 mil megawatts médios (MWm) provenientes de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.

As hidrelétricas lideraram e representam mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm, um crescimento de 1,2% em relação a 2022.

As usinas eólicas e solares contribuíram com 13 mil MWm, refletindo um aumento de 23,8% em relação ao ano anterior. A CCEE atribuiu esse avanço a condições climáticas favoráveis, especialmente para a produção solar, e à entrada de novas usinas no Sistema Interligado Nacional.

A capacidade instalada no país recebeu um acréscimo significativo de 42,6 mil MW devido à implementação de novas unidades de produção, equivalente a três usinas de Itaipu. A geração de energia a partir da biomassa, contribuiu para um aumento de 9,6% em comparação com o ano anterior.

A CCEE também destaca um crescimento expressivo de 63,9% na geração distribuída, onde os consumidores produzem sua própria energia, principalmente por meio de placas solares nos telhados das residências. Esse montante é injetado na rede da distribuidora local.

Nessa quinta-feira (1º), a CCEE havia divulgado um aumento de 3,7% no consumo de energia no Brasil, o maior dos últimos anos, impulsionado pelas ondas de calor registradas durante o ano passado.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seleção de Jerumenha vence torneio intermunicipal de futsal realizado em Marcos Parente

A equipe campeã foi agraciada com R$ 800.00, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 200.00, na distribuição dos prêmios. Na noite...

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...
spot_img

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...
spot_img

Posts Recomendados