Brasil sediará Copa América, com 16,5 milhões de casos de covid, 462 mil mortos e próximo de colapso

-

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

País receberá torneio após Argentina e Colômbia recusarem realização, diante do caos da pandemia.

O Brasil, que está próximo de um novo colapso da pandemia de covid-19, será o país-sede da Copa América, que começará no próximo dia 13 de junho.

A Conmebol, confederação continental, pediu ao governo Bolsonaro, nesta segunda-feira (31), para levar o torneio ao Brasil, que prontamente atendeu a solicitação. O torneio estava previsto para ser realizado, inicialmente, na Colômbia e na Argentina, mas a Conmebol foi obrigada a mudar de local. Os colombianos vivem uma onda de protestos contra o governo do presidente Iván Duque Márquez. Já a Argentina deixou de ser sede da Copa América devido à piora da pandemia no país.

Bolsonaro aceitou o pedido da Conmebol em poucas horas, diferente da oferta de vacina da Pfizer, que demorou quase três meses para ser respondida pelo governo federal.

Apesar dos mais de 16,5 milhões de infectados pela covid-19 e de 462 mil mortos, o governo Bolsonaro e a Conmebol não descartam a possibilidade de final com público, no Maracanã, marcada para 10 de julho. Ainda não há a confirmação de quais estados serão sede dos jogos, mas de acordo com o portal Globo Esporte, Manaus, Brasília, Pernambuco e outro estado do Nordeste estão nos planos.

Irresponsabilidade e desrespeito

A decisão do governo Bolsonaro e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para liberar a realização da Copa América no Brasil foi intensamente criticada. O jornalista do portal UOL Jamil Chade classificou como “escárnio” e disse que taça de campeão, que será entregue por Bolsonaro, “estará manchada de sangue”.

“A decisão de transferir a Copa América ao Brasil, um dos epicentros da pior pandemia em cem anos, é um escárnio e revela que autoridades – do futebol e da política – simplesmente não respeitam vidas, e nem mortes. Símbolo da destruição moral, o evento cai como uma luva para quem perdeu sua legitimidade de governar por ter fracassado em seu papel mais fundamental: garantir a vida de seus cidadãos”, escreveu Jamil, em sua coluna.

O jornalista da Rede Globo Paulo Vinicius Coelho, o PVC, afirma que a mudança é um desrespeito aos mortos do país e, em seu texto, pede um movimento de boicote ao torneio. “Muito mais do que a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, disputada em meio às manifestações de junho de 2013, esta aberração merece lançar o movimento “Não vai ter Copa América”, defendeu.

Bolsonaro recusa vacina, mas aceita futebol

As redes sociais também foram palco de muitas manifestações contrárias à decisão e o maior alvo das críticas foi o presidente Jair Bolsonaro. Internautas e figuras públicas lembravam que Bolsonaro aceitou o pedido da Conmebol em poucas horas, diferente da oferta de vacina da Pfizer, que demorou quase três meses para ser respondida pelo governo federal.

O jornalista Caio Alves, da ESPN Brasil, disse em seu Twitter: “Entre agosto e setembro do último ano, o governo brasileiro ignorou 10 e-mails para a compra das vacinas. Em contrapartida, entre 22h44 e 11h05, fechou-se o acordo pela Copa América no país que negocia com a terceira onda pandêmica. Os objetivos são claros. Sobreviva quem puder”.

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) afirma que a decisão do Brasil de sediar o torneio é “uma irresponsabilidade criminosa”. E alerta ainda para a tentativa do governo federal em mudar o foco das atenções, durante a pandemia. “Copa América no Brasil mostra como regimes autoritários usam o futebol para tentar desviar a atenção sobre seu crimes”, tuitou.

Copa América no Brasil

Apesar da realização dos jogos das seleções, os campeonatos nacionais, incluindo Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, não irão parar. Ou seja, os estádios e centro de treinamentos serão divididos entre seleções nacionais e os clubes de todas as divisões.

O repórter do portal G1 Gabriel Barreira lembra que o país vive um caos sanitário, social e político, e não tem condições de receber jogos. “Devem receber jogos: Arena da Amazônia, onde há uma nova cepa e faltou oxigênio; Mané Garrincha, na capital federal em meio à uma CPI da Pandemia; Arena Pernambuco, onde a Polícia Militar cegou dois em meio a protestos. A ideia parece ótima”, ironizou.

A vereadora Erika Hilton (Psol-SP) acrescenta ainda que o Brasil não tem protocolo em aeroportos para receber viajantes com quarentena, testagem e rastreio de contato. “Sediar a Copa América é promover a maior distribuição de cepas da Covid-19 em todo Brasil”, alertou ela.

https://twitter.com/andrizek/status/1399379236113297411?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1399379236113297411%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.redebrasilatual.com.br%2Fpolitica%2F2021%2F05%2Fbrasil-sediara-copa-america-colapso-pandemia%2F

Com informações da RBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição contabiliza 134 prefeitos aliados, 57 com o governo W. Dias e 33 indecisos

O grupo de oposição também divulgou uma lista sobre o apoio dos prefeitos para a eleição de outubro desse...

Iniciada em Jerumenha a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

A campanha começou pelo público infantil que possui comorbidade ou deficiência permanente. A vacinação teve início nesta quarta-feira (26), na...

Corpo de criança que se afogou em Uruçuí é achado em Porto Alegre do Piauí após 12 dias de buscas

A criança se afogou e desapareceu no Rio Parnaíba em Uruçuí, na noite do dia 14 de janeiro. O corpo...

Prefeito Mão Santa faz acordo e vai apoiar o petista Rafael Fonteles para governador do Piauí

Em troca, Wellington Dias dará total suporte para eleger a filha do prefeito, Gracinha Moraes Souza. O prefeito da cidade...
spot_img

Rodovia que liga Marcos Parente a Landri Sales ganha asfalto novo

O Governo do Estado implanta asfalto novo em trecho de 6 km da PI-219, no Território Tabuleiros do Alto...

Papa Francisco pede que pais ‘não condenem’ filhos homossexuais

Pontífice disse para genitores 'acompanharem' sempre filhos. "Penso nesse momento em todas pessoas que ficam cansadas do peso da vida...
spot_img

Posts Recomendados