Brasil tem 407 mortos por Covid-19 e 18.947 diagnósticos da doença em 24 h

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério da Saúde registrou neste sábado (31) mais 407 mortes por Covid-19 e 18.947 casos confirmados da doença em 24 horas.

Desde o início da pandemia, o país soma 5.535.605 diagnósticos e 159.884 mortos pela doença causada pelo novo coronavírus.

Foto: Renato Cortez

O boletim do Ministério da Saúde, divulgado todos os dias, considera os casos registrados por estados e municípios em um período de 24 horas a partir das 16h do dia anterior, independentemente da data da ocorrência.

Impasse Coronavac

Dois terços dos paulistanos discordam do veto do presidente Jair Bolsonaro à compra de uma vacina chinesa contra a Covid-19, mostra pesquisa Ibope /Estadão/TV Globo.

Realizado com 1.204 pessoas entre os dias 28 e 30 de outubro, o levantamento quis saber se os entrevistados concordavam ou discordavam de Bolsonaro na decisão de não comprar o imunizante desenvolvido na China mesmo que ele seja aprovado pelas autoridades competentes da área da saúde.

A maioria absoluta dos participantes da pesquisa (54%) disse discordar totalmente da postura do presidente. Outros 13% afirmaram “discordar em parte”.

Entre os apoiadores da decisão, 19% relataram concordar totalmente com Bolsonaro e 8% disseram concordar em parte. Dois por cento afirmaram não concordar nem discordar e outros 3% não souberam opinar ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

No último dia 21, Bolsonaro disse a apoiadores que o governo federal não compraria a vacina. “Presidente, a China é uma ditadura, não compre essa vacina, por favor. Eu só tenho 17 anos e quero ter um futuro, mas sem interferência da ditadura chinesa”, escreveu o indivíduo em rede social. Bolsonaro respondeu: “Não será comprada.

Naquele mesmo dia, ele havia desautorizado o ministro Eduardo Pazuello e vetado a compra de 46 milhões de doses do produto pelo Ministério da Saúde.

Após grande repercussão, em mensagem publicada em sua conta no Facebook, o presidente apresentou uma justificativa para a declaração de que o governo federal não iria comprar a Coronavac.

“Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA”, escreveu Bolsonaro, se referindo à Coronavac como “a vacina chinesa de João Doria”.

O presidente afirmou ainda que a população brasileira “NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM”. “Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”, concluiu

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Sinara Peixoto, da CNN, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mudança na lei permite “showmício” de candidatos com cobrança de ingresso; entenda

Legislação eleitoral permite agora que candidatos cobrem ingressos de eventos como forma de doação para campanha. A eleição deste ano...

Prefeita de Piripiri fala em fossa e manda Marden Menezes limpar a boca após críticas do deputado

A prefeita de Piripiri Jôve Oliveira rebateu críticas que ela atribuiu ao deputado estadual Marden Menezes (PP), que por...

“Onde foi possível, foi feita a união da base”, diz governador Rafael Fonteles

Eleições 2024. O governador Rafael Fonteles (PT-PI) afirmou que foi feito um esforço para que a unidade da base em...

Marcos Parente agora realiza exames de ultrassonografia, comemora o prefeito Gedison Alves

A disponibilidade deste serviço não apenas facilita o acesso, mas também promove uma melhoria significativa na qualidade do diagnóstico...
spot_img

“A vaga é minha”, diz Graça Amorim após ameaça do PP de reaver mandato de vereador

Vereadora Graça Amorim aguarda expedição do diploma para a próxima quinta (09) e Progressistas vai entrar com ação. Depois da...

Em pré-campanha pela reeleição, Dr. Pessoa direciona críticas a Fábio Novo e evita atrito com Silvio Mendes

O atual prefeito não perde a oportunidade de criticar o programa de Orçamento Participativo do governo estadual, que realiza...
spot_img

Posts Recomendados