Brasileiro está há um ano sem bandeira verde na tarifa de energia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As chuvas de janeiro melhoraram o nível de armazenamento dos reservatórios, mas ainda não há previsão de queda na tarifa.

Desde janeiro de 2021 o brasileiro não recebe a conta de energia elétrica sem cobrança adicional de bandeiras vermelha ou amarela. A escassez hídrica é a principal causa da taxa mais alta e mesmo com as chuvas fortes que vêm alimentando os reservatórios em todo o país, a previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que a bandeira que acrescenta R$ 14,20 por 100 kWh consumidos desde setembro de 2021 seja mantida pelo menos até abril.

As chuvas acima da média em janeiro melhoraram o nível de armazenamento dos reservatórios de hidrelétricas nas principais bacias do país de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Porém, isso ainda não significa um alívio imediato na conta de luz dos brasileiros.

O grande voluma de chuvas provocou transtornos, mas encheu os reservatórios das usinas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Foram quase 13 pontos porcentuais de aumento na reserva, saindo dos 25% de capacidade registrados ao final de 2021 para 37,84% nos dados referentes a 18 de janeiro.

A região responde por 70% da geração hidrelétrica do país e foi uma das mais atingidas pela crise hídrica de 2020/2021. De acordo com o ONS, “por hora, podemos dizer que os reservatórios estão se recuperando bem”.

Ainda segundo o ONS não é possível afirmar ainda quando a tarifa de energia será impactada pelo aumento nos reservatórios – o que vai depender do volume total de chuvas até fim do período chuvoso. Mesmo sem confirmar boas notícias para o bolso do brasileiro, a avaliação do ONS é de que “os cenários indicam que não teremos problema para atendermos a demanda de carga de energia no Sistema Interligado Nacional em 2022”.

Sobre as bandeiras tarifárias
Adotadas pela Aneel em 2015, as bandeiras tarifárias têm quatro patamares (verde, amarelo, vermelho 1 e vermelho 2) que sinalizam produção mais ou menos custosa de eletricidade – que pode sofrer interferência de secas, alta dos combustíveis utilizados por termelétricas etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...
spot_img

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...
spot_img

Posts Recomendados