Brasileiro está há um ano sem bandeira verde na tarifa de energia

-

As chuvas de janeiro melhoraram o nível de armazenamento dos reservatórios, mas ainda não há previsão de queda na tarifa.

Desde janeiro de 2021 o brasileiro não recebe a conta de energia elétrica sem cobrança adicional de bandeiras vermelha ou amarela. A escassez hídrica é a principal causa da taxa mais alta e mesmo com as chuvas fortes que vêm alimentando os reservatórios em todo o país, a previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que a bandeira que acrescenta R$ 14,20 por 100 kWh consumidos desde setembro de 2021 seja mantida pelo menos até abril.

As chuvas acima da média em janeiro melhoraram o nível de armazenamento dos reservatórios de hidrelétricas nas principais bacias do país de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Porém, isso ainda não significa um alívio imediato na conta de luz dos brasileiros.

O grande voluma de chuvas provocou transtornos, mas encheu os reservatórios das usinas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Foram quase 13 pontos porcentuais de aumento na reserva, saindo dos 25% de capacidade registrados ao final de 2021 para 37,84% nos dados referentes a 18 de janeiro.

A região responde por 70% da geração hidrelétrica do país e foi uma das mais atingidas pela crise hídrica de 2020/2021. De acordo com o ONS, “por hora, podemos dizer que os reservatórios estão se recuperando bem”.

Ainda segundo o ONS não é possível afirmar ainda quando a tarifa de energia será impactada pelo aumento nos reservatórios – o que vai depender do volume total de chuvas até fim do período chuvoso. Mesmo sem confirmar boas notícias para o bolso do brasileiro, a avaliação do ONS é de que “os cenários indicam que não teremos problema para atendermos a demanda de carga de energia no Sistema Interligado Nacional em 2022”.

Sobre as bandeiras tarifárias
Adotadas pela Aneel em 2015, as bandeiras tarifárias têm quatro patamares (verde, amarelo, vermelho 1 e vermelho 2) que sinalizam produção mais ou menos custosa de eletricidade – que pode sofrer interferência de secas, alta dos combustíveis utilizados por termelétricas etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Georgiano Neto e Jesse James confirmam show de Pablo nas comemorações do aniversário de Guadalupe

O deputado estadual Georgiano Neto anunciou, na noite deste sábado, 13 de junho, a primeira atração confirmada para as...

Arena das Barracas recebe grande público durante shows do Dia do Vaqueiro em Guadalupe

A programação festiva do Dia do Vaqueiro reuniu um grande público na Arena das Barracas, no Bairro Cruzeta, na...

Celebração religiosa e sorteio de brindes reúnem vaqueiros de Guadalupe no Bairro Cruzeta

A programação do Dia do Vaqueiro em Guadalupe teve continuidade na manhã deste sábado, 13 de junho, com a...

Prefeito Jesse James e primeira-dama Amanda Souza recepcionam vaqueiros com café da manhã durante Dia do Vaqueiro em Guadalupe

A programação do Dia do Vaqueiro em Guadalupe começou nas primeiras horas da manhã deste sábado, 13 de junho,...

Guadalupe abre Dia do Vaqueiro com cavalgada, bênção religiosa e participação popular

A tradicional cavalgada do Dia do Vaqueiro reuniu dezenas de participantes na manhã deste sábado, 13 de junho, em...

Zé Santana projeta eleições de 2026 e diz estar otimista com pré-candidatura à Câmara Federal

O ex-deputado estadual Zé Santana afirmou estar otimista em relação às eleições de 2026 e à sua pré-candidatura a...

Marden Menezes deve estar arrependido de ter ido para a base do Governo, diz Joel Rodrigues

Segundo Joel, não existem motivos para que o deputado...

Lula defende investimento público para resolver problemas históricos

Presidente participou de 2ª Plenária do Conselhão O presidente Luiz...

Você também pode gostar
Recomendado para você