Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Brasileiro se rende ao Pix e total de chaves já supera o dobro da população

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

São 469 milhões de chaves no país e 214,8 milhões de habitantes. Especialista em mercado financeiro dá dicas para evitar golpes.

Lançado há menos de dois anos, o Pix não para de crescer. O Brasil já possui mais de duas chaves de pagamento instantâneo para cada habitante. São 214,8 milhões de brasileiros e 469 milhões de chaves ativas.

As chaves aleatórias são a maioria: 185,2 milhões. O ranking é composto ainda pelo CPF (107,8 milhões), celular (98,7 milhões) e e-mail (68,8 milhões).

Brasileiro se rende ao Pix

Os dados foram analisados pelo Metrópoles com base em informações divulgadas pelo Banco Central. A reportagem considera números publicados até junho.

Segundo o Banco Central, a facilidade de acesso e a ausência de tarifas impulsionou o crescimento do meio eletrônicos de pagamento.

“O Pix acabou se tornando um substituto eletrônico para o dinheiro físico, apresentando os mesmos benefícios, como a ausência de tarifas, a disponibilidade imediata dos recursos para o recebedor e a disponibilidade em qualquer horário em todos os dias do ano. Além disso, o Pix, diferentemente do dinheiro, permite a realização de transações não presenciais”, explica, em nota.

Dados do próprio Banco Central apontam que apenas 3% do dinheiro em circulação no país está em formato físico. Ou seja, 97% dos valores são movimentados por meios digitais.

Muitas chaves

A analista de projetos Juliana Kamimura, 35 anos, está no roll de brasileiros que têm mais de uma chave Pix. Para ela, o sistema é seguro justamente por ter restringido o uso de dinheiro físico.

“É uma alternativa em tempo real para quem já utilizava TED e DOC. O Pix funciona 24 horas, sete dias por semana e entre quaisquer bancos”, comenta a moradora de Águas Claras. Ela conta que optou usar três chaves para segmentar a organização das finanças pessoais.

Cuidados

O advogado Caio Sanas, especializado em mercado financeiro e criptomoedas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), avalia que o sistema vem ajudando a digitalizar os pagamentos, o que traz mais eficiência e segurança para a economia do país.

“Isso é resultado da transformação digital que o mundo vem enfrentando, e acesso à internet, embora tenhamos que melhorar substancialmente em relação a esse acesso. Mas os dados demonstram que é um caminho sem volta, o brasileiro prefere o digital ao dinheiro físico por questões de facilidade, segurança e cultura”, defende.

No entanto, assim como qualquer ferramenta digital, o Pix exige cuidados. A pedido do Metrópoles, ele preparou dicas para evitar golpes e garantir a segurança das transações.

“Os criminosos aproveitam da engenharia social, ou seja, falta de conhecimento da população para obterem recursos de maneira ilícita prejudicando terceiros”, acrescenta.

Confira dicas para evitar golpes envolvendo Pix:

  • Desconfie de pessoas que solicitam Pix via WhatsApp. Certifique-se de que vc está falando com a pessoa certa.
  • Utilize apenas o aplicativo e o site do seu banco.
  • Jamais informe sua senha para terceiros.
  • Cuidado com os links que as pessoas te enviam por e-mail, WhatsApp e SMS, pode ser algum vírus que consegue recuperar suas senhas.
  • Cuidado com os QR Codes falsos. Certifique-se que o beneficiário é realmente a pessoa física ou jurídica que vc fará a transferência.
  • Não utilize Wi-Fi público ou rede que você desconheça.

Com informações do Metrópoles

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo do Piauí anuncia recuperação de 111 km da PI-240, beneficiando Uruçuí, Antônio Almeida, Marcos Parente e Jerumenha

O investimento nas duas obras tem recursos estaduais e federais e beneficia a região do cerrado piauiense. O governador Rafael...

Faculdades são condenadas a pagar mais de R$ 300 mil por diplomas falsos no Piauí

Segundo o advogado Thiago Carvalho, as faculdades fizeram um esquema conhecido como "esquenta diploma", pois os jovens cursaram 80%...

Prefeito Jesse James cobra solução da Agespisa para crise de abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. Guadalupe enfrenta uma grave crise no abastecimento de água, que vem impactando diretamente a rotina da população....

“Vamos fortalecer ainda mais a agricultura de Jerumenha”, afirma prefeito Júnior Nato ao receber trator com implementos agrícolas em Teresina

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta sexta-feira, 11 de abril, o prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, recebeu um trator com...
spot_img

Após passar mal no interior do RN, Bolsonaro é transferido de helicóptero para Natal

Ex-presidente cumpria agenda no interior do estado. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal na manhã desta sexta-feira (11) na...

Sílvio Mendes pede para TCE investigar débitos de R$ 300 milhões da gestão do Dr. Pessoa

"Aquilo que não foi identificado como legal, claro que não será pago", afirmou o prefeito. Durante a apresentação dos 100...
spot_img

Posts Recomendados