Brigadistas atuam no combate a incêndio no corredor ecológico de São Raimundo Nonato

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A força-tarefa reúne brigadas municipais, órgãos estaduais e federais.

Um incêndio atinge, desde a semana passada, o corredor ecológico da região de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. O fogo já está parcialmente controlado, mas o combate exige esforço redobrado devido ao difícil acesso à área, considerada de alta relevância ambiental e com rica biodiversidade. Mais de 50 brigadistas estão atuando, diariamente, para debelar as chamas.

Conforme Shandallye Araújo, treinador de brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a atuação tem sido intensa e desafiadora. Eles contam com apoio aéreo e terrestre, em uma das maiores operações integradas já realizadas este ano no estado.

Foto: Ascom Semarh
Foto: Ascom Semarh

“Estamos na linha de frente, enfrentando um incêndio de difícil controle. O local é de acesso complicado, o que exige logística especial. Mesmo assim, nossas equipes têm trabalhado de forma integrada, lado a lado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. A união de esforços é o que está garantindo avanços significativos no combate”, destacou.

A força-tarefa reúne brigadas municipais, órgãos estaduais e federais. Ao todo, são 51 profissionais, 18 veículos, um helicóptero multimissão e um trator mobilizados para a missão. O ICMBio reforça a operação com brigadistas e veículos de apoio, enquanto as equipes locais de São Raimundo Nonato garantem presença constante na linha de frente com caminhões-pipa e tratores.

Foto: Ascom Semarh

O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí (Bopaer) emprega militares e um helicóptero para atuar no combate aéreo, em paralelo à atuação da Semarh, que disponibilizou equipamentos especializados. O Corpo de Bombeiros também integra a operação com militares treinados em incêndios florestais.

O gerente de operações aéreas, coronel Gomes, destacou a importância da cooperação entre as diferentes instituições. “Este esforço conjunto demonstra a integração que fortalece a resposta e protege o meio ambiente, além de tranquilizar as comunidades que vivem próximas às áreas afetadas”, afirmou.

Foto: Ascom Semarh
Foto: Ascom Semarh

Já o capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgea, reforçou que o trabalho seguirá até o controle total das chamas. “Só sairemos da região quando os focos estiverem completamente apagados. A prioridade é garantir segurança e preservar a biodiversidade local”, disse.

Apesar do avanço das ações, os brigadistas alertam que a situação ainda exige vigilância constante. O difícil acesso ao terreno e as condições climáticas adversas atrasam o trabalho, mas não diminuem a determinação das equipes. A união entre recursos aéreos e terrestres, somada à experiência dos brigadistas, tem sido decisiva para reduzir os danos e proteger o corredor ecológico de São Raimundo Nonato — um dos mais importantes patrimônios ambientais do Piauí.

Foto: Ascom Semarh
Foto: Ascom Semarh

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados