Buscas por crianças desaparecidas mobilizam mais de mil pessoas no Maranhão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reportagem do Fantástico mostra o drama da família e o esforço de forças de segurança e voluntários para encontrar Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4. As buscas completam duas semanas. A avó, Francisca, lembra que a mãe das crianças havia avisado que eles estavam brincando na varanda.

As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de seis anos, e Allan Michael, de quatro, completam duas semanas no interior do Maranhão. A reportagem do Fantástico acompanhou de perto o trabalho das equipes e o drama da família, que vive no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal.

A comunidade tem cerca de 250 moradores e sempre considerou a rua uma extensão da própria casa. Foi nesse ambiente que os irmãos desapareceram no dia 4 de janeiro. A avó, Francisca, lembra que a mãe das crianças havia avisado que eles estavam brincando na varanda.

Buscas por crianças desaparecidas entram no quinto dia na zona rural de Bacabal — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Naquele domingo, o primo Anderson Kauã, de 8 anos, também estava na casa da avó. Ele brincou, almoçou e depois foi embora.

José Henrique Cardoso Reis, tio das crianças, contou que viu os três juntos por volta das 13h30 e pediu que voltassem para casa.

A avó percebeu a ausência dos netos entre 15h30 e 16h. Chamou, mas ninguém respondeu. O avô, José Reis, explicou que é comum as crianças circularem pelas casas vizinhas, mas, ao notar que não estavam em lugar nenhum, os moradores entraram na mata para procurar.

A mobilização cresceu rapidamente. Bombeiros do Pará e do Ceará, Exército, Marinha e voluntários se juntaram às buscas. Mais de mil pessoas participaram, com apoio de cães farejadores. Os profissionais alertaram para os riscos da mata, como armadilhas de caça e a “tiririca”, planta que corta como navalha.

Durante as buscas, foram encontradas pegadas de criança. Três dias depois, veio o alívio: Kauã foi localizado por um carroceiro que colhia palha. O menino estava sem roupas, havia perdido dez quilos, mas sobreviveu. Ele já se recupera e deve receber alta hospitalar nesta semana.

O delegado Ederson Martins explicou que Kauã contou ter tentado chegar a um pé de maracujá. Ao ser mandado de volta pelo tio, entrou na mata pelo lado contrário para não ser visto. Foi nesse momento que se perdeu com os primos. As roupas dele foram achadas no dia 8, e a polícia confirmou que não houve violência sexual.

Com o retorno de Kauã, as buscas se concentraram nos irmãos de seis e quatro anos. A área de quatro quilômetros quadrados foi dividida em 45 quadrantes, monitorados por aplicativo. O coordenador Cleyton Cruz relatou que Kauã foi encontrado encostado em uma palmeira. Em reconstituição, o menino disse que nenhum adulto os acompanhava e que não encontraram comida.

Kauã também relatou que passaram por uma casa abandonada. O secretário de Segurança, Maurício Martins, afirmou que os cães confirmaram o trajeto. Segundo o IPCA, os irmãos teriam se separado no terceiro dia, já exaustos, enquanto Kauã seguiu sozinho em busca de ajuda.

A mãe, Clarisse Cardoso Ribeiro, fez um apelo emocionado. “É minha vida. Meus filhos são tudo pra mim, são muito apegados comigo. A única coisa que eu peço é que quem esteja com meu filho, entregar”, disse.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...

PT confirma Vinícius Dias fora da disputa pela vice; anúncio sairá após Carnaval

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, deputado Fábio Novo, confirmou que o médico Vinícius Dias, filho...

Senar Piauí marca presença no lançamento do Programa de Apoio ao Agricultor em Geminiano

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí e deputado federal Júlio César reforça compromisso com a valorização da agricultura e...

Fornecedores que atrasarem entrega de medicamentos à rede municipal serão punidos, diz presidente da FMS

A presidente da FMS afirmou que a situação se arrasta desde 2019. Os fornecedores da Fundação Municipal de Saúde (FMS)...
spot_img

Adolescente morre após ingerir líquido armazenado em garrafa pet em Bertolínia

Jovem de 15 anos passou mal, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu; caso será investigado. Um adolescente de 15...

Piauí torna obrigatório protocolo de humanização para mães em casos de perda gestacional

Lei estadual determina acolhimento diferenciado nas redes pública e privada de saúde, com foco em privacidade, apoio psicológico e...
spot_img

Posts Recomendados