BYD inicia produção na Bahia e lança carro híbrido plug-in flex

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A unidade marca o início de uma nova era para a indústria automotiva brasileira e global.

A BYD iniciou oficialmente uma nova fase da indústria automotiva brasileira com a inauguração de sua fábrica na Bahia e a apresentação do primeiro carro super-híbrido plug-in flex fuel do mundo. O evento, realizado em Camaçari e que estivemos presentes, marcou a abertura da maior planta de veículos elétricos da América Latina.

BYD inicia produção na Bahia e lança carro híbrido plug-in flex

Fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, destacou a relevância estratégica do momento. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, afirmou. Ele acrescentou que a decisão de desenvolver um motor híbrido plug-in com tecnologia flex nasceu da percepção do potencial do etanol no país.A nova unidade ocupa mais de 156 mil metros quadrados e já iniciou a montagem e o faturamento dos veículos destinados à rede de concessionárias em todo o território nacional. Localizada na Avenida BYD, a fábrica tem capacidade inicial de produção de 150 mil veículos por ano, podendo atingir 300 mil unidades na segunda fase. O investimento contempla ainda planos de expansão que podem elevar a capacidade a 600 mil veículos anuais, conforme anunciado por Wang Chuanfu.

Com mais de 1,5 mil colaboradores e instalada em um terreno de 4,6 milhões de metros quadrados, a planta será o centro da operação automotiva da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará todas as etapas da fabricação dos modelos comercializados no país, consolidando o Brasil como polo estratégico da marca.

A Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa, Stella Li, ressaltou o caráter histórico da inauguração. “Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil a tecnologia que o parque fabril nacional merece, com o que há de mais moderno em produção de veículos. Esta data ficará gravada na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste”, afirmou.Montado no Brasil, o modelo apresentado é o BYD Song Pro Edição Especial COP30, desenvolvido em homenagem à conferência mundial sobre mudanças climáticas. O veículo representa um marco tecnológico ao reunir, pela primeira vez, a arquitetura híbrida plug-in com um motor flex. O sistema, denominado DM-i (Dual Mode Intelligent), prioriza a tração elétrica e utiliza o motor a combustão como gerador de energia.

Segundo Tyler Li, CEO da BYD Brasil, o desenvolvimento da tecnologia envolveu equipes de engenheiros chineses e brasileiros. “O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz renovável nacional, nossa produção e o agronegócio, além de oferecermos ao consumidor um veículo com maior eficiência e alinhado à realidade energética do país”, destacou.

O modelo especial, limitado a 30 unidades, será doado para a COP30, simbolizando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade. O SUV também representa o 14º milionésimo veículo produzido pela BYD no mundo, alcançando o marco apenas três meses após a entrega do carro de número 13 milhões. Com o BYD Song Pro edição COP30, a empresa reforça seu papel na transição energética global e no fortalecimento da indústria automotiva nacional.

Com crescimento acelerado, a BYD se consolidou como a principal fabricante de veículos eletrificados do Brasil. Desde 2014, a empresa amplia sua presença nacional com mais de 200 concessionárias em operação e previsão de alcançar 250 pontos de venda até o fim do ano. Atualmente, responde por 76,36% das vendas de veículos elétricos e 27,42% dos híbridos no mercado brasileiro.Durante o evento em Camaçari, Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing da BYD Brasil, destacou o desempenho comercial da marca. “Anunciamos no começo desta semana que, em menos de três anos, a BYD ultrapassou os 170 mil carros vendidos no Brasil. Este avanço acontece graças a uma estratégia sólida e à parceria com grandes grupos nacionais. Seguiremos investindo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conectividade e segurança”, declarou.

A inauguração da fábrica em Camaçari representa um passo estratégico para o fortalecimento da cadeia automotiva e para a geração de empregos qualificados no país. Além da produção de veículos elétricos e híbridos, a unidade abrigará futuras linhas de montagem de baterias e componentes eletrônicos, integrando as diferentes etapas do processo produtivo no território nacional. O compromisso da BYD com o Brasil reflete a busca por soluções energéticas compatíveis com o potencial local e o posicionamento do país como referência na transição para uma mobilidade mais limpa. O evento marcou não apenas o início das operações industriais, mas também a consolidação de uma nova fase para o setor automotivo brasileiro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados