Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro, sessão ordinária no prédio recém-inaugurado do Poder Legislativo, quando foram apreciados e aprovados importantes projetos encaminhados pelo Poder Executivo. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

Entre os projetos aprovados está o Projeto de Lei nº 13/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029, estabelecendo diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 14/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2026, estimando a receita e fixando a despesa do município em R$ 55 milhões.

Durante a sessão, os parlamentares aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 16/2025, que ratifica a doação de um imóvel urbano ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), garantindo a regularização do patrimônio destinado ao funcionamento da Justiça Eleitoral no município.

Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 17/2025, que define o perímetro urbano de Jerumenha e estabelece critérios relacionados à incidência do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na mesma linha de atualização da legislação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 18/2025, que promove alterações no Código Tributário Municipal, especialmente no que se refere à base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Na área administrativa, o plenário aprovou o Projeto de Lei nº 20/2025, que trata da reestruturação do cargo efetivo de Fiscal de Tributos, prevendo ingresso por concurso público, definição de atribuições e vencimento-base.

Fechando a pauta, foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, que institui a Política Municipal de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no Ambiente Escolar, voltada às redes pública e privada de ensino básico, com foco na educação alimentar e nutricional.

Ao final da sessão, o presidente da Câmara, José Osmar, destacou o compromisso dos vereadores com a análise responsável das matérias e afirmou que 2026 será mais um ano de muito trabalho, reforçando que ainda será realizada uma sessão específica para o encerramento oficial do ano legislativo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Rodovia Transcerrados deve ser concluída até abril de 2026, anuncia DER-PI

A rodovia PI-397, conhecida como Transcerrados, deve ser totalmente concluída e inaugurada até abril de 2026. A informação foi...

STF decide que empregador e INSS devem pagar mulher afastada do trabalho por violência

Quando o afasta objetivo de preservar sua "integridade física e psicológica". Esse afastamento deve manter o vínculo trabalhista. Os ministros...
spot_img

Posts Recomendados