Campanha de Bolsonaro culpa Paulo Guedes por avanço de Lula e cobra ‘cavalo de pau’ para aliviar combustíveis

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Paulo Guedes passou a ser o responsável por resolver a questão dos combustíveis depois de indicar um novo ministro das Minas e Energia e indicar o futuro presidente da Petrobras.

Desde que o último Datafolha mostrou o ex-presidente Lula (PT) 21 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), o QG político da reeleição entrou em rota de colisão com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Nos bastidores, assessores políticos de Bolsonaro culpam Guedes por ser “resistente” e não ceder ao subsídio temporário aos combustíveis, o que aliviaria o preço para o consumidor final.

Guedes, após conseguir emplacar o novo ministro de Minas e Energia e indicar o terceiro presidente da Petrobras no governo Bolsonaro– que ainda precisa ser aprovado – passou a ser o responsável por resolver a questão dos combustíveis, mas a ala política do governo critica a Economia pois afirma que as medidas de Guedes podem não fazer efeito na eleição e pressionam por um “cavalo de pau” imediato na economia.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Uma das propostas que a ala política quer emplacar é usar uma parte dos royalties do estatal para subsidiar os combustíveis – o que a equipe econômica refuta, até aqui, argumentando que furaria o teto de gastos.

Mas, para a equipe política de Bolsonaro, não há mais alternativa se o presidente quiser conter o avanço de Lula nas pesquisas, que atribuem ao aumento dos combustíveis.

Segundo o blog apurou, a frase repetida à exaustão entre ministros é de que a definição da eleição está nas mãos do governo já que é a “economia que elege e derruba presidente”. A justificativa de que a guerra e a inflação são globais é uma coisa – agora, repetem assessores políticos, a eleição é local e a população brasileira não entende a explicação do governo de que demais países estão piores do que o Brasil. “O eleitor está preocupado com o arroz e feijão dele, não quer saber o que está acontecendo na Europa quando não consegue comer”, diz um ministro.

Diante desse diagnóstico, a pressão para que Guedes ceda e conceda um subsídio também ganhou reforço na Câmara. Deputados aliados ao governo afirmam ao blog que é preciso declarar uma situação de “emergência”, com a desculpa da guerra, e liberar o subsídio. “Ou vai ou vai”, resume a estratégia um dos mais próximos interlocutores políticos do presidente.

A preocupação de Bolsonaro não é sem razão: o comitê de Lula considera que “acertou o tom” ao definir como mote da campanha a crítica à agenda econômica do presidente da República. A estratégia é repetir nos comerciais e inserções críticas à inflação e ao aumento dos combustíveis.

Segundo o blog apurou, o presidente da Câmara, Arthur Lira – um dos líderes do Centrão e que está alinhado com Bolsonaro na questão dos combustíveis – deve procurar Guedes para pressioná-lo a mudar de postura no assunto.

Por Andréia Sadi

Cobre os bastidores de Brasília para o Jornal Hoje (TV Globo) e na GloboNews. Apresenta o Em Foco (GloboNews) e integra o Papo de Política (G1)

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Joel Rodrigues denuncia abandono e cobra providências para crise d’água em Jaicós; veja o vídeo

Ao lado do senador Ciro Nogueira, o presidente do progressista destaca o drama da população de Jaicós e pede...

Ficar sem sexo afeta a saúde? Veja o que a medicina já conseguiu comprovar

Pesquisas não indicam danos físicos da abstinência sexual; especialistas explicam quando a falta de sexo merece atenção. A frequência com...

Falta de vagas em creches atinge mais de 50% das redes municipais

Levantamento do MEC mostra aumento nas filas, avanço nas inscrições de bebês e cobertura elevada na pré-escola. Uma pesquisa do...

ACS e ACE de Guadalupe recebem certificados de curso técnico, fardamentos e kits de trabalho

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na...
spot_img

‘Custo da habilitação era muito alto’, diz primeira brasileira a tirar CNH pelo novo modelo

Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, emitiu a CNH em João Pessoa, na terça-feira (16), após mudanças nas...

Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU

As vagas são distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior...
spot_img

Posts Recomendados