Campanha nacional reforça proteção e incentiva atualização da caderneta vacinal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Embora o foco esteja nos menores de 15 anos, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, com recomendação de que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada.

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 será realizada no período de 6 a 31 de outubro, tendo o Dia D de Mobilização Social marcado para 18 de outubro. O principal objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Embora o foco esteja nos menores de 15 anos, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, com recomendação de que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos tenham sua situação vacinal criteriosamente avaliada, além de oportunizar o resgate da vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

O presidente Lula foi vacinado por seu vice, Geraldo Alckmin – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O Ministério da Saúde, além das atividades presenciais realizadas pelos estados e municípios, fará um chamamento digital por meio do aplicativo Meu SUS Digital, disponível para iOS, Android e também pelo site oficial. O login é realizado com a conta Gov.br e, na plataforma, os usuários podem acessar a caderneta digital de saúde da criança, além de outras informações sobre vacinas.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro, é essencial manter o esquema vacinal atualizado. “Durante todo o mês de outubro diversos imunizantes estarão disponíveis, principalmente para menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 18 de outubro, mas até o dia 31 a população pode procurar os postos de vacinação. Baixe o aplicativo Meu SUS Digital para acompanhar todas as informações relacionadas às vacinas”, enfatiza.

O estado recebeu vários tipos de doses para contemplar a campanha, entre elas a Meningocócica ACWY, com 20 mil unidades, os reforços de Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), também com 20 mil unidades, a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, com 43 mil doses, além de Hepatite B, com 30 mil doses, e Febre Amarela, com 50 mil doses. Outros imunizantes também estarão disponíveis, conforme o histórico vacinal de cada pessoa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...
spot_img

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Posts Recomendados