Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Carlos Lupi deve entregar cargo diante de escândalo no INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontam que o ministro da Previdência não deve permanecer no cargo.

Apesar da ausência de provas de sua participação no esquema de descontos ilegais de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), prevaleceu a ideia de que ele não tomou providências para deter o problema e também não reagiu como deveria após a explosão do caso.

Foto: Lula Marques

Segundo ao menos dois auxiliares do governo, Lupi pode deixar o cargo ainda nesta sexta (2/5). O ministro e o presidente devem se encontrar nesta tarde. Segundo um interlocutor do ministro, o chefe da Previdência está “muito desconfortável” desde o anúncio da escolha do novo presidente do INSS, da qual ele não participou.

Interlocutores do presidente fazem questão de lembrar que o esquema foi instalado em governos anteriores. Frisam ainda que as investigações foram iniciadas na gestão de Lula, incluindo agora a escolha de um novo presidente do INSS com perfil de “xerife”. O procurador Gilberto Waller Júnior foi escolhido para chefiar o instituto.

Segundo a investigação da PF e da CGU, o esquema de fraude no INSS teria começado em 2016, ainda na gestão de Michel Temer (MDB), mas ganhou força a partir de 2019, no mandato do então presidente Jair Bolsonaro (PL), e atingiu a casa dos bilhões a partir de 2023, no terceiro mandato do presidente Lula. O aumento atípico nos últimos anos — com movimentações no Congresso que impediram regras mais duras para esses débitos — chamou a atenção.

Apesar do esforço saneador do governo, há o diagnóstico de que a Lupi coube a pecha de omisso. A avaliação é que sua permanência é insustentável.

A expectativa é que, sob pressão, o próprio ministro entregue o cargo. A ministra Gleisi Hoffmann está encarregada dessa articulação, segundo fontes.

Lupi é presidente licenciado do PDT e a condução do processo requer delicadeza. A aposta no Palácio do Planalto é que sua saída seja consumada ainda nesta sexta-feira (2). No mais tardar, segunda-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

Foco de gripe aviária foi detectado no Rio Grande do Sul A China, a União Europeia (UE) e a Argentina...

Janja acumula casos polêmicos que vão de Musk a Xi Jinping; relembre

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acumula uma série gafes, polêmicas e controvérsias por declarações e atitudes desde...

Rafael Fonteles sanciona leis que autorizam empréstimo de R$ 11,5 bilhões

Conforme as normas, os valores serão utilizados para obras de infraestrutura e reestruturação de dívidas. O governador Rafael Fonteles (PT)...

Semana da Enfermagem tem início em Guadalupe com foco na saúde mental e valorização dos profissionais

Por Gleison Fernandes. Teve início na noite de sexta-feira, 16 de maio, a Semana da Enfermagem promovida pela Prefeitura de...
spot_img

Conselheiro tutelar é afastado após ser indiciado por importunação sexual contra adolescente no Piauí

Um conselheiro tutelar de Bom Princípio do Piauí, cidade localizada a 288 km de Teresina, foi indiciado pela Polícia...

Ministério da Agricultura detecta gripe aviária no país; entenda o risco

Doença não é transmitida pelo consumo de carnes e ovos, mas contato com aves doentes e mortas deve ser...
spot_img

Posts Recomendados