Carnaval e Corso de Teresina são cancelados por falta de recursos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida tem como razão o contingenciamento orçamentário, priorizando áreas mais deficitárias da cidade.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), maestro Aurélio Melo, em nota, informou que, neste ano, não haverá festividades de Carnaval, com a não realização dos bloquinhos pela cidade e da tradicional festividade do Corso.

Na nota, a prefeitura informou que a decisão teve como justificativa o contingenciamento orçamentário, tendo em vista o alto custo das festividades, priorizando o orçamento da cidade para organizar áreas mais deficitárias, como saúde, educação, assistência social, limpeza pública e atividades do calendário cultural.

Carnaval e Corso de Teresina são cancelados por falta de recursos

Os bloquinhos de carnaval passaram a ser uma atração à parte na cidade, em todas as zonas de Teresina, nos bairros eram realizados os blocos de carnaval, sendo os mais famosos Sanatório Geral, Vaca Atolada, Capote da Madrugada e o Namorada do Sol. 

Em 2024, a Prefeitura de Teresina em parceria com o Governo do Estado, resolveram unir os blocos mais famosos da cidade no Carnaval da Marechal em três noites, trazendo bandas nacionais como Maria Rita, Academia da Berlinda, Duda Beat e Afrocidade.

Neste ano, com a crise financeira deixada pelo mandato do ex-prefeito Dr. Pessoa, segundo a atual gestão, fica inviável financiar o carnaval da cidade, alegando terem deixado dívidas com fornecedores, pagamento salarial dos funcionários públicos, falta de medicamentos e insumos nas UBS e hospitais da cidade, bem como os problemas estruturais na saúde pública municipal.

Confira na íntegra a nota da FMC

A Prefeitura de Teresina informa que, excepcionalmente em 2025, não será possível realizar investimentos públicos discricionários nas festividades do Carnaval e no Corso da cidade.

A decisão foi motivada pelo contingenciamento orçamentário, pelo alto volume de despesas do exercício anterior (DEA) e pela necessidade de organizar áreas como saúde, educação, assistência social, limpeza pública e atividades do calendário cultural.

Essa medida reflete o compromisso com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas, garantindo a atenção às demandas mais urgentes da população.

A gestão reafirma seu compromisso em valorizar a cultura local e trabalhará, com diálogo e transparência, para fortalecer as tradições culturais nos próximos anos.

Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Prefeitura de Teresina

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar capacita novos técnicos para atuação no Programa Saúde no Campo no Piauí

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, ao longo de uma semana, um treinamento com técnicos que irão...

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...
spot_img

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...
spot_img

Posts Recomendados