Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos.

O carro-pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 101.793 piauienses, o equivalente a 3,12% da população do estado. As informações fazem parte do Censo Demográfico 2022 e foram publicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (23).

O Piauí é o quinto estado do Brasil com maior índice de dependência do carro-pipa, mesmo que esse tipo de abastecimento seja considerado inadequado pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

Entre os 10 municípios brasileiros com a maior proporção de dependêcia desse tipo de abastecimento, 3 são do Piauí: Marcolândia, com 91,30% da população; Betânia do Piauí, com 85,17%; e Caldeirão Grande do Piauí, com 76,81%.

Outro ponto levantado pela pesquisa é a proporção da população que se abastece principlamente com a água da chuva. No Piauí, em 2022, cerca de 1,54% da população do estado, o equivalente a
50.144 pessoas, dependia desse tipo de armazenamento para a sobrevivência. No Brasil, esse indicador chegava a 0,6% da população do país. Dentre as unidades da federação, o Piauí detinha o sexto maior indicador, ficando atrás da Paraíba (4,32%), Alagoas (2,86%), Pernambuco (2,27%), Bahia (2,25%), e Amazonas (1,85%).

Operação carro-pipa

A operação carro-pipa distribui água potável por meio de carro-pipa para a população mais vulnerável situada nas regiões afetadas pela estiagem ou seca. A ação é executada pelo Governo Federal através do exército brasileiro em parceria com os municípios.

O problema da seca é tão grave no estado que Rafael Fonteles decretou, na semana passada, situação de emergência em 40 municípios do Sul do Piauí. O decreto destaca a estiagem nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), provenientes das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...
spot_img

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Posts Recomendados