Carro voador 100% brasileiro: a inovação que vem do Ceará

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veículo fabricado pela Vertical Connect transporta até duas pessoas. Primeiros voos devem ocorrer em 2024.

A startup cearense Vertical Connect, especializada em mobilidade, está desenvolvendo um novo carro voador 100% brasileiro, denominado Genesis X1.

O modelo faz parte do segmento de eVTOLs, isto é, veículos elétricos de pouso e decolagem verticais.

De modo geral, um carro voador deveria ter rodas e conseguir se locomover na superfície, pois isso é o que garante a classificação de “carro”.

Entretanto, o Genesis X1 parece ir na contramão desse aspecto técnico. O veículo tem sido planejado para fazer voos urbanos com duas pessoas (piloto e passageiro) e já foi apresentado recentemente na Labace 2023, que é um dos eventos de aviação mais importantes do Brasil.

Carro voador Genesis X-1 está em produção no Ceará; empresa promete, para o futuro, veículos voadores atuando como ambulância e veículos que controlam chamas — Foto: Vertical Connect/Divulgação

O grande diferencial do Genesis X1, conforme a apresentação feita pela Vertical Connect, é o fato de ele ser uma opção acessível e silenciosa.

O modelo oferece, ainda, a possibilidade de pilotagem autônoma, com velocidade máxima de 130 km/h. Ele pode atingir até 1.640 metros de altitude, e sua fuselagem é feita a partir de um composto de fibra de carbono.

Ao todo, o carro voador possui 16 rotores elétricos que funcionam juntos, a partir de um sistema de proteção elétrica bem distribuído, paraquedas balísticos e outros.

Cada carga completa do Genesis-X1 é suficiente para um voo de até 60 minutos. Segundo a empresa, cada recarga também demanda 60 minutos para ser concluída.

Primeiro voo

A expectativa é que o carro voador do Ceará obtenha a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em breve. O veículo conta com o apoio do governo do estado e também do governo federal.

O segmento de veículos voadores está ganhando destaque no mundo.

A subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, que é especializada em eVTOLs, é um exemplo de como o setor está se desenvolvendo e deve bater de frente com o concorrente do Ceará.

Os planos da Vertical Connect para o Genesis X1 preveem que os primeiros voos ocorram já em 2024. Outros modelos serão anunciados pela startup.

A ideia é criar veículos voadores com finalidades diferentes, como uso no setor agrícola, serviços de emergência hospitalar, circulação em centros urbanos, policiamento e entrega de encomendas ou transporte de cargas.

Por Galtiery Rodrigues – Multiverso Notícias

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente Lula propõe governança global para inteligência artificial

Presidente brasileiro participou da Cúpula do G7, na Itália. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, nesta sexta-feira (14),...

Prefeito de Marcos Parente visita comunidade Cocal e acompanha serviços de saúde e limpeza pública

Descentralização dos serviços. Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, o prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, visitou a comunidade...

Prefeitura de Floriano realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF

“É preciso que haja a participação social de todos, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança...

Cidades piauienses estão em alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar chegará a níveis de potencial perigo em 25 cidades piauienses, segundo aponta o alerta...
spot_img

“Sou pré-candidato a vereador, para seguir trabalhando por Guadalupe”, disse Dr. Dílson Barbosa ao Portal Cidade Luz

O Presidente da Câmara de Guadalupe reafirmou seu apoio ao grupo liderado pela prefeita Neidinha Lima e à chapa...

Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

Nos cinco primeiros meses de 2024, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação...
spot_img

Posts Recomendados