Casal reata relação e gera mais um bebê para salvar filha de doença grave

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A história ganhou destaque no programa Fantástico, da TV Globo.

A pequena Nicolly nasceu com anemia falciforme e gerou uma reviravolta na família após complicações com a doença. Os pais dela estavam separados, mas reataram a relação para que mais uma filha, a Ana Liz, viesse ao mundo e pudesse doar medula óssea à irmã. A história delas foi destaque no programa Fantástico, da Globo, na semana passada.

Nicolly recebeu sessões intensa de quimioterapia ao realizar um transplante de medula óssea e chegou a perder todo o cabelo. (Foto: Fantástico/Globo)

A mãe de Nicolly é natural de Bom Jesus do Piauí e contou com o apoio dos familiares e amigos piauienses para arrecadar o dinheiro necessário para o transplante, que aconteceu no estado de São Paulo no dia 08 de abril de 2022.

A doença

Durante o programa, os pais relataram os dias difíceis. O diagnóstico veio quando Nicolly tinha oito dias de vida, mas o vaivém da casa ao hospital para tratar a anemia falciforme começou aos três meses, quando as crises foram mais fortes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença falciforme é uma doença genética e hereditária, resultante de uma mutação genética que provoca alteração nas hemácias, que em condições normais se apresentam de forma arredondada. Com isso, a produção do sangue fica comprometida. As pessoas com essa doença sofrem com dor crônica e múltiplas infecções, correndo o risco de acidente vascular cerebral.

Os pais, Tiago Vieira Nunes e Gabriela Lisboa, não tinham conhecimento sobre a doença e não faziam ideia de que poderiam transmitir para a filha.

Para ter a doença, são necessários dois genes mutados. No caso, cada um dos pais tinha um gene mutado. “Eles eram portadores da mutação, mas não tinham a doença. Nesses casos, 25% das crianças nascidas vão ter a doença completa, que era o caso da filha deles”, explica o médico Vinícius Medina Lopes.

O nascimento

Tiago e Gabriela se separaram por um tempo e decidiram reatar após saberem da possibilidade de curar a doença da filha. Gabriela soube que o sangue da medula de um irmão poderia salvar o outro, caso o doador fosse compatível. A partir dessa descoberta, Tiago perguntou sobre a possibilidade de ter mais uma filha, e Gabriela não pensou duas vezes.

Juntos novamente, Gabriela e Tiago descobriram uma clínica de Brasília na qual médicos voluntários realizavam a reprodução assistida para casais de baixa renda. Então, começou o desafio de gerar um embrião livre da anemia falciforme e 100% compatível com Nicolly. Na primeira tentativa, Gabriela engravidou.

Tiago, Gabriela, Nicolly e Ana Liz unidos. (Foto: Fantástico/Globo)

A mais nova filha, Ana Liz, nasceu no dia 8 de junho de 2021. Nicolly falava aos pais que tinha certeza sobre a salvação vinda da pequena irmã.

Da internação até o transplante

Já em São Paulo, a família precisava arrecadar o dinheiro necessário para o transplante.  No Piauí, a família e os amigos de Gabriela iniciaram diversas rifas, vaquinhas e campanhas organizadas para ajudar no tratamento.  Eles conseguiram a quantia.

Nicolly iniciou a internação para o transplante no dia 2 de março de 2022. Antes do procedimento, ela precisou passar por sessões de quimioterapia para remover o sangue danificado.  No decorrer da internação, a equipe médica percebeu que o sangue do cordão umbilical da Ana Liz não estava em quantidade suficiente.

A irmã mais nova, que estava em Brasília, precisou ir até São Paulo para doar mais sangue. A coleta aconteceu no dia 7 de abril, e o transplante no dia seguinte.

A pequena Ana Liz nos braços de Gabriela. (Foto: Fantástico/Globo)

A medula de Nicolly “pegou” 15 dias após a operação. Com o tempo, as células da Ana Liz foram para dentro da medula da Nicolly e começam a se proliferar, produzindo sangue. O termo “pegar” acontece quando a pessoa tem mais de 500 células de defesa, que se chama neutrófilo. Nicolly teve alta no dia 03 de maio.

“A Ana Liz chegou no mundo não só para curar a Nicolly, foi para preencher a nossa família, para trazer alegria”, afirma Gabriela.

Com informações do Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas após dias de chuvas devastadoras

As fortes tempestades registradas inviabilizaram rodovias e trechos que conectam municípios; falta de comunicação dificulta ajuda Pelo quinto dia após...

Júnior Nato comenta resultado da pesquisa em Jerumenha: ‘É um reconhecimento da população ao nosso trabalho e à nossa gestão’, afirma o prefeito

Após os recentes resultados da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datamax em Jerumenha, o atual prefeito Júnior Nato expressou...

Tribunal de Justiça do Piauí realiza mutirão de negociações para impostos municipais

O atendimento acontece de 8h às 16h, na sede do antigo prédio do Tribunal de Justiça. O Tribunal de Justiça...

Mais de 2 mil cirurgias de catarata serão realizadas durante mutirão em Picos

A diretora do hospital, Ana Lígia Meira, destacou que a equipe está preparada para atender todos os pacientes que...
spot_img

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...
spot_img

Posts Recomendados