Casamentos diminuem e divórcios aumentam no Piauí, aponta IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os dados divulgados revelam também que casamentos homoafetivos crescem.

A taxa de casamento no Civil entre homens e mulheres no Piauí teve uma queda de 34% em relação há 10 anos. Em 2013, 13.353 casamentos civis foram registrados no estado, com uma diferença de 4.623 a mais em relação a 2022. Além disso, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, durante a pandemia, foi a época de menor números de casamentos durante os últimos 10 anos, com menos de 6 mil uniões registradas no ano.

Em relação à diferença de idade entre os casais que se casaram em 2022, foi possível observar que, quando ambos eram solteiros, as mulheres tinham em média 29,3 anos e os homens 31,8 anos. Já quando pelo menos um dos cônjuges era viúvo ou divorciado, a idade média era mais elevada, sendo de 40,3 anos para as mulheres e 46,1 anos para os homens.

Quanto aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em 2022 foram registrados 40 casamentos no Piauí, sendo 25 entre mulheres, e 15 entre homens, representando um aumento de 33,3% em relação a 2021. No entanto, o maior número de casamentos homoafetivos ocorreu em 2018, com 45 registros. Além disso, a idade média dos casais do mesmo sexo, no ano de 2022, foi de 31,8 anos para as mulheres e 36,4 anos para os homens.

Divórcios aumentaram

No Piauí, os divórcios aumentaram 13,3% em 2022 comparado ao ano de 2021, totalizando 2.674 divórcios, sendo a maioria deles judiciais. Dentre os 2.130 divórcios judiciais, a maioria dos casos foram consensuais. Além disso, a maioria dos divórcios não consensuais foram requeridos pelas mulheres, como observou as estatísticas do Registro Civil, obtidas pelo IBGE junto às Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis, no caso de divórcios judiciais, e junto aos Tabelionatos de Notas, no caso de divórcios extrajudiciais.

Nesse processo, também houve um aumento na guarda compartilhada dos filhos menores, que já é concedida em 31% dos casos atualmente. Em 2014, esse número era de apenas 7,25%.

O tempo médio de duração dos casamentos até a concessão do divórcio judicial no Piauí é de 16,6 anos, sendo o segundo maior indicador do Brasil. Quanto à idade média dos piauienses ao se divorciarem, os homens têm em média 45,3 anos e as mulheres 41,8 anos. Além disso, uma curiosidade importante nesse processo é o regime de bens, sendo o da comunhão parcial de bens mais comum nos casamentos em divórcio judicial no estado, representando 93,85% dos casos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados