Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Casos de dengue apresentam redução de 80,5% no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em relação à chikungunya, o boletim da Sesapi mostra que o estado apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta sexta-feira (7),  o boletim epidemiológico de arboviroses referente a 26ª semana epidemiológica de 2023. De acordo com os últimos dados, dengue, zika e chikungunya apresentaram redução no número de notificações registradas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Divulgação

Os casos notificados de dengue apresentaram uma redução de 80,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 5.756 notificações em 147 municípios em 2023, enquanto que em 2022 foram registrados 29.572 notificações em 207 cidades piauienses.

Baixa Grande do Ribeiro, Beneditinos, Cristino Castro, Inhuma e Jatobá do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência da doença durante as últimas 26 semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos por dengue em 2023.

Em relação à chikungunya, o boletim mostra que o estado apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

São 3.258 notificações em 77 municípios no ano de 2023 contra 10.069 notificações em 146 municípios durante a 26ª semana epidemiológica de 2022. Por outro lado, o estado registrou duas mortes em Teresina.

No ano passado foram três óbitos em decorrência da chikungunya nas cidades de Jaicós, Teresina e Picos.

O boletim apresenta ainda os dados sobre zika, no qual o estado apresentou redução de 81,7% das notificações, com 28 casos em dez municípios. No mesmo período de 2022, foram 153 em 11 cidades piauienses.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Mesmo com essa redução, a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alerta para a importância da população continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores, mas precisamos da ajuda de todos para eliminar os focos do mosquito”, reforça a gestora.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Exportações brasileiras de carne bovina aos Estados Unidos caem 80%

A retração ocorre em meio à imposição de tarifas adicionais anunciadas por Donald Trump. As exportações brasileiras de carne bovina...

Projeto aposta na produção de uva adaptada ao clima do sertão piauiense

A iniciativa vem implantando áreas irrigadas com videiras adaptadas ao clima do sertão nos municípios de Pedro Laurentino e...

Justiça Eleitoral cassa mandatos de sete vereadores em Barra D’Alcântara por fraude à cota de gênero

Decisão atinge vereadores eleitos pelo PP e MDB após comprovação de candidaturas fictícias de mulheres. A Justiça Eleitoral da 48ª...

Brasil pode criar sistema próprio de geolocalização por satélite em meio a tensões com os EUA

Grupo técnico vai avaliar riscos da dependência de tecnologias estrangeiras e propor alternativas em até 180 dias. Diante de riscos...
spot_img

Lula veta aumento de deputados e Piauí pode perder vagas na Câmara e Assembleia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados...

Deputado do Pequi morre aos 48 anos após sofre um AVC hemorrágico em Floriano

Faleceu na manhã desta terça-feira (22/07), por volta das 6h42, no Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN), em Floriano, o...
spot_img

Posts Recomendados