Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Casos de dengue disparam no Piauí e Lacen adota critérios para fazer teste da doença no Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Laboratório Central do Estado do Piauí está priorizando a análise das amostras coletadas em pacientes hospitalizados com sintomas graves, gestantes ou óbitos supostamente causados pela doença.

Com uma alta demanda por diagnósticos de dengue no estado e o estoque limitado de reagentes para a realização dos exames, o Laboratório Central do Estado do Piauí (Lacen-PI) está priorizando a análise das amostras coletadas em pacientes hospitalizados com sintomas graves, gestantes ou óbitos supostamente causados pela doença.

Foto: Divulgação / Sesapi

“Esses são os exames feitos com prioridade, mas precisamos saber se essa pessoa, ao entrar no hospital, estava no início dos sintomas, porque alguns exames só detectam nesta fase da doença. Criamos esses critérios para não fazer em todo mundo e acabar faltando para quem realmente precisa”, disse Walterlene Carvalho, diretora da unidade, ao Cidadeverde.com.

O Piauí enfrenta uma explosão de casos de dengue desde o começo do ano. Atualmente existem duas mortes pela doença já confirmadas, e outras cinco ainda aguardando resultados dos exames laboratoriais. É o caso da idosa Balbina Maria Rodrigues, de 75 anos, que teria sido vítima de dengue hemorrágica em Picos, no último domingo (25).

Após a morte da paciente, que estava internada no Hospital Regional Justino Luz, uma amostra de sangue foi encaminhada ao Lacen-PI, no entanto, o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, Robsonclay Viana revelou que o resultado do exame demoraria até pelo menos meados de maio, por conta da falta de reagentes no laboratório.

“Enviamos uma amostra de sangue que tinha armazenada em Picos para análise. O Lacen-PI está sem reagente e por esse motivo a previsão para divulgação do resultado é meados de maio”, disse o coordenador ao CidadeVerde.com/Picos.

Questionada sobre a situação, a diretora do Lacen-PI explicou que eventuais demora na divulgação dos resultados dependem da disponibilidade de insumos laboratoriais, que são fornecidos ao estado pelo Ministério da Saúde.

“A demora só depende da questão dos kits chegarem ao Lacen-PI. Estamos recebendo, mas a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta bastante a questão dos insumos que chegam ao Brasil, uma vez que alguns reagentes são importados”, argumentou Walterlene Carvalho.

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em entrevista, Bolsonaro fala quanto tempo ainda deve ficar em recuperação no hospital

Em entrevista a um canal de TV, ex-presidente disse que preferiu ser internado em Brasília para ficar próximo à...

Planalto informou que presidente Lula e Janja irão ao funeral do Papa Francisco no Vaticano

Comitiva completa deve ser anunciada pelo governo nesta terça-feira (22) e a viagem ainda não tem data confirmada, dependendo...

Governo do Piauí decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco

O Decreto nº 23.733 foi publicado no Diário Oficial do Estado e entrou em vigor na mesma data. O governador...

Perto de completar 95 anos, ex-presidente José Sarney está curado da covid-19

Na semana passada, ex-presidente apresentou sintomas de resfriado e cansaço O ex-presidente José Sarney está curado da Covid-19 e liberado...
spot_img

Após mudanças nas regras, Papa Francisco terá funeral mais simples; saiba como será

Cerimônia seguirá tradições do Vaticano para a morte de um pontífice. Antes de morrer, Francisco fez mudanças para simplificar...

Papa Francisco simplificou seu funeral e usará caixão simples de madeira

Pontífice quis ser sepultado como "pastor e discípulo", não como uma "pessoa poderosa deste mundo" O velório de um papa...
spot_img

Posts Recomendados