Censo Escolar mostra que ensino médio mantém os piores índices de repetência e abandono

-

Levantamento é o principal retrato da educação básica, formada por três etapas grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O governo divulgou nesta quinta-feira (22) o Censo da Educação Básica. O ensino médio se manteve com os piores índices de repetência e de abandono dos estudos.

O Censo Escolar é o principal retrato da educação básica, formada por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O Censo reúne dados das escolas, professores e alunos nas redes pública e privada. É nesse levantamento que os problemas aparecem e as políticas públicas devem começar a agir.

Reprodução

Quarenta e sete milhões de estudantes estão matriculados na educação básica, que vai da creche à educação para jovens e adultos. Em relação a 2022, o número de matrículas em escolas particulares aumentou quase 5%. A rede pública perdeu 500 mil alunos. Segundo o Inep, estudantes migraram para a rede pública durante a pandemia e agora voltaram à rede privada.

Número de matrículas na rede privada aumentou e o número de alunos na escola pública caiu em 2023 — Foto: JN

No último ano, as matrículas em creches aumentaram para 4,1 milhões – ainda longe da meta de 5 milhões de crianças de até 3 anos nas creches.

Mas está no ensino médio, reta final da Educação Básica, um dos grandes desafios da educação: a evasão escolar, que chegou a 5,9% em 2021, durante pandemia da Covid. É o dado mais recente calculado pelo Inep.

A consequência disso é um número preocupante: quase 70 milhões de brasileiros de 18 anos ou mais estão fora da escola ou não concluíram a educação básica. Um dado revelado nesta quinta-feira (22) e que mostra o tamanho do desafio.

Gabriela está no primeiro ano do ensino médio e sabe o que vem pela frente.

“Eu conheço muita gente que desistiu, porque é uma rotina muito pesada, sabe? Eu não vou desistir. Eu sei que vou conseguir”, afirma.

A Educação para Jovens e Adultos, conhecida como EJA, é a última oportunidade para quem não completou o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Em 2023, o número de matrículas foi o menor em 11 anos. As matrículas vêm caindo seguidamente desde 2018.

Matrículas na Educação para Jovens e Adultos vêm caindo seguidamente desde 2018 — Foto: JN

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o MEC vem estimulando estados e municípios a fazerem a busca ativa de estudantes para o ensino de jovens e adultos. Ele afirma que o programa Pé-de-Meia, que prevê uma bolsa para os estudantes de baixa renda que continuarem os estudos, pode mudar a tendência de evasão.

“450 mil jovens no Brasil, por ano, abandonam ou saem da escola por conta do ensino médio brasileiro. Nós estamos falando em quase meio milhão de jovens. Portanto, a poupança, o programa Pé-de-Meia, vem para apoiar, dar um auxílio para que esses jovens permaneçam da escola”, afirmou o ministro.
Em outra ponta, o número de matrículas no ensino profissionalizante subiu: de mais de 2 milhões em 2022 para quase 2,5 milhões em 2023.

A presidente da ONG Todos Pela Educação reforça a importância da educação profissionalizante atrelada ao ensino médio:

“Uma parte muito maior dos jovens não vai nem para educação profissional e nem para universidade. Ou seja, ele não tem qualificação para esse mercado de trabalho que é absolutamente complexo, difícil, competitivo. Então, investir na profissionalização dos jovens é algo muito importante pra vida de cada um deles e para o Brasil, para o desenvolvimento social e econômico do próprio país”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Com foco na saúde, Ciro Nogueira viabiliza R$ 4,5 bilhões em investimentos para os 224 municípios do Piauí

Obras emblemáticas como a Nova Maternidade Evangelina Rosa e UBS beneficiam milhares de piauienses O senador e pré-candidato à reeleição,...

Secretaria de Meio Ambiente amplia fiscalização de terrenos baldios em Guadalupe para garantir cumprimento da lei

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vai intensificar a fiscalização...

Iasmin Dias recusa convite para ocupar primeira suplência de Júlio César ao Senado

A arquiteta Iasmin Dias, filha do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias,...

Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção

A proposta atende à necessidade de se proteger um animal historicamente ligado ao desenvolvimento do país e reconhecido como...

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio...

Ministério Público ajuíza ação contra prefeito Sílvio Mendes por contratações irregulares de fisioterapeutas

A ação foi proposta pelo promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, no dia 9 de junho. O Ministério Público do...

Primeiro do Brasil, Museu da sanfona é inaugurado em cidade, no Sul do Piauí

O Museu da Sanfona levou dois anos para ficar...

Pelé recebe alta do hospital e continuará em tratamento quimioterápico

Ex-jogador estava internado desde o início de setembro após...

Você também pode gostar
Recomendado para você