CGU conclui que registro de vacinação contra Covid-19 de Bolsonaro é falso

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo investigação, o ex-presidente não estava em São Paulo no dia da suposta vacinação; autor da fraude não foi identificado.

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que o registro de vacinação contra a Covid-19 no cartão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro é falso. Para o órgão, há “inconsistências nos registros” das informações que foram enviadas pelo Ministério da Saúde. As investigações, contudo, não apontam de quem é a responsabilidade pela fraude no documento.

Em maio do ano passado, Bolsonaro foi alvo da Operação Venire, da Polícia Federal, sobre o suposto esquema de falsos registros de vacinação. A investigação apurou se Bolsonaro teria sido imunizado em São Paulo, em 2021, e em Duque de Caxias (RJ), em 2022. Na ocasião, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi preso pela Polícia Federal. Ele saiu da prisão em setembro de 2023, após firmar um acordo de delação premiada.

As investigações apuraram, por meio de informações fornecidas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que o ex-presidente não estava em São Paulo no dia da suposta vacinação, em 19 de julho de 2021. Ele teria voado da capital paulista para Brasília (DF) um dia antes e não teria feito nenhum outro voo até pelo menos dia 22 de julho de 2021.

As informações do lote da vacina também despertaram desconfiança dos investigadores. Isso porque o lote do imunizante que teria sido aplicado em Bolsonaro não estava disponível na data na UBS paulista em que teria ocorrido a vacinação. A CGU também concluiu que o esquema não teve participação de servidores do Ministério da Saúde.

Durante as investigações, também foram ouvidos servidores que estavam trabalhando na unidade de saúde no dia da suposta vacinação. Todos negaram terem visto o ex-presidente no local. Os livros físicos mantidos pela UBS para registro da vacinação também não informam se Bolsonaro esteve no local no dia 19 de julho de 2021.

“Na investigação conduzida, foram ouvidas diversas pessoas que trabalhavam na UBS Parque Peruche, em São Paulo (SP). Os auditores tomaram, inclusive, o depoimento da enfermeira indicada no cartão de vacinação como aplicadora do imunizante, mas essa negou que tenha feito tal procedimento. E ainda, afirmou que não trabalhava mais na Unidade naquela data, o que foi confirmado por documentos”, informou o órgão em nota.

Os resultados das investigações serão encaminhados às autoridades do estado e do município de São Paulo para adoção de providências.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seleção de Jerumenha vence torneio intermunicipal de futsal realizado em Marcos Parente

A equipe campeã foi agraciada com R$ 800.00, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 200.00, na distribuição dos prêmios. Na noite...

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...
spot_img

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...
spot_img

Posts Recomendados