Chega de óculos: colírio aprovado nos EUA promete melhorar visão de perto

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fantástico explica como o medicamento aumenta o foco de perto e tem efeito de até 10 horas.

Um colírio aprovado nos Estados Unidos quer ajudar pessoas que têm dificuldade para enxergar de perto, condição conhecida como presbiopia ou “vista cansada”. O medicamento, usado uma vez ao dia, promete melhorar o foco por até dez horas e pode reduzir a necessidade de óculos de leitura.

O novo colírio age ao contrair a pupila, o que aumenta a nitidez para perto. O CEO da empresa responsável pelo produto, Eef Schimmelpennink, explicou: “Este produto é baseado em uma molécula chamada ciclidina, que tem sido usada por 40, 50 anos para tratar glaucoma. Então, uma outra doença ocular. Como efeito colateral, eles sempre percebiam que ela diminuía a pupila, e, com isso, as pessoas diziam que a visão de perto melhorava.”

Imagem: Envato

A molécula, usada há décadas para tratar glaucoma, teve o efeito colateral observado por médicos. A partir disso, a indústria isolou e ajustou sua formulação para uso específico na presbiopia. A lógica é parecida com o que acontece quando a luz do sol faz a pupila fechar, melhorando o foco de perto.

O efeito aparece entre 15 e 20 minutos após a aplicação. “Esse é um colírio para usar apenas uma vez por dia”, explica Schimmelpennink. “Você aplica pela manhã e em 15 a 20 minutos ele já faz efeito, permitindo que você enxergue de perto por dez horas”.

Matthew, um dos primeiros pacientes a usar o produto, relata que começou a perder a visão de perto aos 40 anos. “Comecei a perceber que não conseguia mais enxergar as letras pequenas, fosse em uma embalagem ou revista. E foi ficando cada vez mais embaçado. Os óculos resolveram esse problema”.

Hoje, ele usa o colírio na rotina. “Uso quase todos os dias, umas cinco vezes por semana. Nos fins de semana, às vezes não uso, porque não leio tanto. Mas, se vou a uma festa, acabo usando também, afinal, não quero usar os óculos, quero ter uma aparência melhor”.

“Pessoas de qualquer idade podem usar. Vai ser útil especialmente para pessoas que não querem usar óculos ou não querem ficar trocando de óculos o tempo todo”, explica o oftalmologista David Granet.
Ele alerta que é importante diferenciar a presbiopia de outras condições que também surgem com a idade.

Para o Dr. Granet, restaurar a visão de perto tem impacto emocional: “Mas a perda da função visual em si — isso ninguém encara de forma positiva, ninguém gosta. Restaurar essa função é um presente, algo que faz a pessoa se sentir melhor consigo mesma”.

Por enquanto, o colírio está disponível somente nos Estados Unidos. A caixa, com doses para 25 dias, custa cerca de R$ 420. A venda do medicamento é feita apenas com prescrição médica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados