Semelhança entre os irmãos foi usada como trunfo na campanha eleitoral.
Para muitos políticos vale tudo na hora de tentar ganhar a eleição. Em uma campanha eleitoral os mais estrategistas, para não dizer os mais “espertos”, costumam se dar bem. Na eleição de 1994 no Piauí, um caso bastante peculiar chamou atenção.
O então candidato a deputado estadual Francisco Donato Linhares de Araújo, o Chico Filho, do MDB, usou seu irmão gêmeo, então prefeito de Canavieira, José Donato de Araújo Neto, conhecido como Zé Nordeste, para ajudar na campanha. Além da idade, os dois tinham os mesmos 1,81 metro, a voz igual e as mesmas características físicas.
A semelhança foi um trunfo na eleição. Enquanto Chico Filho visitava uma cidade, Zé Nordeste fazia campanha em outra. Vestindo sempre calça jeans e camisas de mangas compridas, os irmãos estabeleceram uma parceria. Se revezaram em comícios e visitas a lideranças, confundindo eleitores e garantindo mais votos para Francisco Donato, o Chico Filho.
“Muitas vezes quando eu não podia ir para um comício em uma cidade, ele [José Donato] ia no meu lugar. Nós avisamos quem somos, a gente explica a diferença aos eleitores para evitar confusões, mas eles não fazem diferença”, declarou Chico Filho, na época, ao jornal O Dia.
Na ocasião, ele ainda revelou que a estratégia era adotada desde a adolescência com as namoradas nas festas. Quando um queria “pular a cerca”, mandava o irmão ficar com a namorada. Segundo Chico Filho, eles nunca foram desmascarados pela mulherada.
ATÉ A EQUIPE CONFUNDIA
Conforme a reportagem publicada na época pelo O Dia, até mesmo o coordenador de campanha de Chico Filho, Haroldo Vasconcelos, o confundia com o irmão. Se fosse no telefone, a confusão era ainda mais fácil. “As vozes são absolutamente iguais”, disse Haroldo.
Ele ainda contou que quando a agenda de Chico Filho estava lotada, os próprios prefeitos e lideranças do interior sugeriam que Zé Nordeste o substituísse, já que os eleitores não iriam perceber que não se tratava do “verdadeiro” candidato.
A estratégia deu certo. Chico Filho, na época com 34 anos, venceu a eleição com 16.575 votos e foi o deputado estadual mais votado da oposição na eleição de 1994. Ele ainda seria eleito deputado estadual outras duas vezes, nas eleições de 1998 e 2002.
Chico Filho e Zé Nordeste exerceram mandatos de prefeito nas cidades de Bertolínia, Canavieira e Uruçuí. Eles são irmãos da ex-deputada estadual Ana Paula, esposa do deputado estadual Zé Santana (MDB), que assumiu a liderança política da família da esposa.
Caso foi destaque na imprensa em 1994
As informações são do Lupa1