CidadesChico Filho e Zé Nordeste aproveitavam semelhança para fazer...

Chico Filho e Zé Nordeste aproveitavam semelhança para fazer campanha em cidades diferentes ao mesmo tempo

-

Semelhança entre os irmãos foi usada como trunfo na campanha eleitoral.

Para muitos políticos vale tudo na hora de tentar ganhar a eleição. Em uma campanha eleitoral os mais estrategistas, para não dizer os mais “espertos”, costumam se dar bem. Na eleição de 1994 no Piauí, um caso bastante peculiar chamou atenção.

Chico Filho e Zé Nordeste

O então candidato a deputado estadual Francisco Donato Linhares de Araújo, o Chico Filho, do MDB, usou seu irmão gêmeo, então prefeito de Canavieira, José Donato de Araújo Neto, conhecido como Zé Nordeste, para ajudar na campanha. Além da idade, os dois tinham os mesmos 1,81 metro, a voz igual e as mesmas características físicas.

A semelhança foi um trunfo na eleição. Enquanto Chico Filho visitava uma cidade, Zé Nordeste fazia campanha em outra. Vestindo sempre calça jeans e camisas de mangas compridas, os irmãos estabeleceram uma parceria. Se revezaram em comícios e visitas a lideranças, confundindo eleitores e garantindo mais votos para Francisco Donato, o Chico Filho.

“Muitas vezes quando eu não podia ir para um comício em uma cidade, ele [José Donato] ia no meu lugar. Nós avisamos quem somos, a gente explica a diferença aos eleitores para evitar confusões, mas eles não fazem diferença”, declarou Chico Filho, na época, ao jornal O Dia.

Na ocasião, ele ainda revelou que a estratégia era adotada desde a adolescência com as namoradas nas festas. Quando um queria “pular a cerca”, mandava o irmão ficar com a namorada. Segundo Chico Filho, eles nunca foram desmascarados pela mulherada.

ATÉ A EQUIPE CONFUNDIA

Conforme a reportagem publicada na época pelo O Dia, até mesmo o coordenador de campanha de Chico Filho, Haroldo Vasconcelos, o confundia com o irmão. Se fosse no telefone, a confusão era ainda mais fácil. “As vozes são absolutamente iguais”, disse Haroldo.

Ele ainda contou que quando a agenda de Chico Filho estava lotada, os próprios prefeitos e lideranças do interior sugeriam que Zé Nordeste o substituísse, já que os eleitores não iriam perceber que não se tratava do “verdadeiro” candidato.

A estratégia deu certo. Chico Filho, na época com 34 anos, venceu a eleição com 16.575 votos e foi o deputado estadual mais votado da oposição na eleição de 1994. Ele ainda seria eleito deputado estadual outras duas vezes, nas eleições de 1998 e 2002.

Chico Filho e Zé Nordeste exerceram mandatos de prefeito nas cidades de Bertolínia, Canavieira e Uruçuí. Eles são irmãos da ex-deputada estadual Ana Paula, esposa do deputado estadual Zé Santana (MDB), que assumiu a liderança política da família da esposa.

Caso foi destaque na imprensa em 1994

As informações são do Lupa1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Prefeita Manoelina Borges é multada por irregularidades na compra de medicamentos em Sebastião Leal

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aplicou uma multa à prefeita de Sebastião Leal, Manoelina de...

Disfunção erétil pode ser sinal de alerta para doenças cardiovasculares e diabetes

A dificuldade de ereção nem sempre está relacionada apenas à saúde sexual. A disfunção erétil pode ser um sinal...

Seduc abre inscrições para as Turmas ITA/IME 2027 e amplia oportunidades de formação científica no Piauí

Gratuitas, as inscrições seguem até o dia 12 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da...

Rafael Fonteles confirma Washington Bonfim na Secretaria do Planejamento para segundo mandato

O governador reeleito do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, nesta terça-feira (3), a permanência de Washington Bonfim à frente da...

Operação Finados deixa 7 mortos e 10 feridos nas rodovias federais do Piauí

PRF registrou 15 acidentes entre 30 de outubro e 2 de novembro; quase mil infrações foram aplicadas, a maioria...

Reta final do Enem: SSP-PI orienta estudantes sobre emissão da Carteira de Identidade Nacional

Exame será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro; órgão orienta a checar validade e estado de conservação...

Mais Lidos

VÍDEO: ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia é um dos símbolos da corrupção no Piauí

Santolia é condenado em mais dois processos e penas...

Prefeito de Teresina confirma reforma e revela critérios adotados para mudanças no secretariado

Na manhã deste sábado (29), o prefeito Dr. Pessoa...

Você também pode gostarRECOMENDADO