China lança foguete espacial para coletar amostras da Lua

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Denominada Chang’e-5, expedição será a primeira a trazer rochas do satélite natural em mais de quatro décadas, caso seja bem-sucedida.

A China lançou nesta segunda (23/11), uma missão espacial que será a primeira a coletar amostras da Lua em mais de quatro décadas.

Denominada Chang’e-5, a missão é o passo final de um ambicioso programa espacial chinês, que prevê uma estação de pesquisa lunar e até uma colônia humana no satélite natural por volta de 2030.

O lançamento do foguete Longa Marcha 5 foi transmitido ao vivo pela mídia estatal, direto do Centro Espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, no sul do país. Em geral, a China costuma manter sigilo a respeito de operações como essa até que o esteja em órbita. Por isso, a divulgação do episódio é vista como um sinal de confiança em seu programa espacial.

Se a missão for bem-sucedida, a China será a terceira nação a trazer rochas lunares de volta à Terra. Até agora, apenas os Estados Unidos e a União Soviética (URSS) conseguiram essa façanha. As amostras contribuíram bastante para a compreender a evolução do sistema solar.

O objetivo da Chang’e-5 é coletar mais de dois quilos de material lunar, o que não acontece desde 1976. Tal década foi marcada pelas expedições Luna, da URSS, e Apollo, conduzida pela agência espacial norte-americana (NASA).

A sonda chinesa está prevista para pousar na planície vulcânica Mons Rumker. De acordo com os cientistas, as amostras capturadas dessa região tendem a oferecer uma parte mais jovem da Lua, ao contrário das missões anteriores, que exploraram áreas com mais de três bilhões de anos.

A expectativa é que as rochas trazidas possam aprimorar uma técnica de contagem de crateras, usada para estimar idades de superfícies geológicas, planetas e asteroides em todo o sistema solar.

A missão na Lua está programada para durar cerca de duas semanas. Segundo o cronograma, a amostra é esperada na região da Mongólia Interior, na China, em meados de dezembro.

Embora tenha largado bem atrás de EUA e URSS, a China experimentou um progresso nos últimos anos que a credencia como um dos países de elite entre os que se aventuram no espaço.

Com informações da Época

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Antônio Reis visita obra do saneamento básico de Floriano

“Estamos satisfeitos com a velocidade dos trabalhos, mas também estamos cobrando uma redução nos transtornos provocados pela obra”, disse...

‘Imposto do pecado’ terá maior tributação na vodca do que na cerveja

Alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027. Detalhes sobre o projeto da reforma...

Piauí é um dos seis estados que o Ministério da Saúde vai incluir na vacinação contra a dengue

As novas regiões serão contempladas com a quarta remessa de 986,5 mil doses que também será destinada para os...

Pesquisa IBGE aponta que mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

De acordo com o ministro do MDA, Wellington Dias, este é o segundo melhor resultado de toda a série...
spot_img

Governo Lula cria força-tarefa para destravar demarcações de terras indígenas

Prioridade são áreas indígenas pendentes em três estados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta quinta-feira...

Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

Anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em solenidade que comemorou um ano de ações do Pacto pelas Crianças...
spot_img

Posts Recomendados