Prefeito da cidade diz que imunização de adolescentes permite avaliação da retomada das aulas semipresenciais.
A cidade de Betim, em Minas Gerais, começará a vacinar estudantes entre 12 e 14 anos contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (16). De acordo com o prefeito Vittorio Medioli (PSD), a imunização de professores e alunos com a primeira dose permite a avaliação da retomada das aulas semipresenciais em agosto.
As vacinas serão aplicadas em adolescentes da rede municipal que cursam o 7º, o 8º e o 9º ano da rede municipal, mas eventualmente o município pretende ampliar a imunização para a rede estadual e escolas particulares.
O Ministério da Saúde disse por meio de nota que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos com o imunizante da Pfizer está sendo discutida na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.
A pasta recomenda que os estados e municípios sigam as orientações de ter como foco da vacinação neste momento a população adulta e os grupos prioritários. No entanto, a Saúde lembrou também que os gestores locais têm autonomia para definir como será essa estratégia.
Mathias Brotero, da CNN, em Brasília