Cidades brasileiras registram aglomeração em locais de votação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mudança em seções eleitorais, ausência de mesários e problemas técnicos foram alguns dos motivos. Veja o que fazer para evitar aglomeração na hora de votar.

O dia de votação pelo país foi marcado por algumas aglomerações neste domingo (15). Dificuldade para encontrar as seções eleitorais, ausência de mesários e problemas técnicos foram alguns dos motivos.

Em Picos, interior do Piauí, um dos locais de votação, a Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas, ainda não tinha aberto as portas até as 8h. — Foto: Antônio Rocha/TV Clube

Os eleitores devem respeitar o distanciamento mínimo de 1 metro. Porém, em algumas situações, é possível ver que a regra não foi respeitada. Além disso, os cidadãos devem utilizar máscaras e passar álcool em gel nas mãos antes e depois de votar (leia mais abaixo). A votação vai até 17h.

Mudança do local de votação

Em Goiás, mudança de locais de votações causou aglomeração em algumas zonas eleitorais da cidade. Sem saber ao certo onde teria que votar, eleitores se reuniam em frente aos painéis dos colégios para localizar a sala de votação.

Antes de sair de casa, o cidadão pode consultar o local de votação pela internet (leia mais abaixo).

Em todo o país, algumas zonas e seções eleitorais que mudaram de local por causa da pandemia ou porque escolas entraram em reforma.

Em outro local da cidade, cerca de 40 eleitores enfrentam fila para votar em seção que, segundo os eleitores, ficou quatro horas fechadas. Muitos desistiram de votar. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) disse que vai se pronunciar sobre o problema na tarde deste domingo.

No Recife, um painel improvisado orienta eleitores que estão com dúvidas sobre a mudança de local das seções eleitorais no Colégio Adventista do Arruda, localizado no bairro de Água Fria, na Zona Norte da cidade

A mudança também não agradou aos eleitores. O motorista Carlos Roberto Lopes, de 54 anos, reclama da aglomeração no Colégio São José, em Pouso Alegre. Segundo ele, na última eleição, a seção 111 ficava no terceiro andar e era vazia.

Em 2020, como colocaram a seção 114 na mesma sala, o local ficou tumultuado. “Agora está uma porcaria! Antigamente a gente chegava lá tinha uma, no máximo duas pessoas, agora está essa fila”.

Filas e outros problemas

Há também casos de filas nos colégios por conta de muitas pessoas para votar ao mesmo tempo. Nem mesmo a antecipação no horário de votação conteve as filas, como pode ser visto em Salvador.

Uma zona eleitoral em Queimados, na Baixada Fluminense, ficou completamente lotada. Questionado sobre o tumulto, o Tribunal Regional Eleitoral do RJ informou que vai verificar a denúncia e que faz apenas a fiscalização sobre propaganda eleitoral.

Em Natal, uma escola registrou mais de duas horas de lentidão para abertura das seções eleitorais. A demora causou fila, confusão e um cadeirante chegou a passar mal do lado de fora da sala. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), o atraso foi causado pela ausência do supervisor do local de votação.

Em um colégio de Teresina, os eleitores tiveram de esperar cerca de três horas, após a abertura oficial dos portões, para irem às urnas por conta da demora para chegada do livro de registro de uma das seções.

No Paraná, algumas fila foram vistas nos locais de votação, porém as pessoas têm respeitado o distanciamento social nas filas.

No Pará, a falta de um mesário também provocou fila e aglomeração de eleitores.

Na cidade de Picos (PI), um local de votação teve atraso de mais de uma hora para abertura dos portões. O motivo foi o sumiço da chave do portão do lugar. De acordo com o cartório eleitoral, a chave não foi localizada e o cadeado precisou ser quebrado.

Por G1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

MP abre investigação sobre prefeita bolsonarista que jogou livros infantis no lixo

Juliana Maciel (PL) chamou os exemplares de "porcarias" e afirmou que o governo federal os enviou para "induzir crianças...

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Diretores reafirmam a resolução de 2009 e endurecem um pouco mais as regras, como a proibição no Brasil A maioria...
spot_img

Posts Recomendados