Cidades do Piauí afetadas por ferrovias estão aptas a receber recursos federais; veja lista

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O levantamento leva em consideração a movimentação de substâncias minerais, por meio dessas estruturas de transporte entre maio de 2025 e abril de 2026.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou a lista final de municípios brasileiros afetados pela presença de ferrovias, portos e dutovias, e que estão aptos a receber os repasses da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) em 2025. O levantamento leva em consideração a movimentação de substâncias minerais, por meio dessas estruturas de transporte entre maio de 2025 e abril de 2026.

Cidades do Piauí afetadas por ferrovias estão aptas a receber recursos federais; veja lista

No Piauí, oito municípios foram contemplados por estarem localizados em áreas impactadas por ferrovias que transportam areia, substância comumente utilizada na construção civil. Veja a lista no final da matéria.

A CFEM é uma compensação paga pelas empresas que exploram recursos minerais no Brasil. Embora os municípios piauienses listados não sejam polos de mineração propriamente ditos, a legislação prevê a partilha da receita também com cidades que são afetadas pelo escoamento dos minérios, neste caso, por ferrovias. A arrecadação é calculada com base no valor da produção mineral comercializada, e os valores são distribuídos entre a União, estados e municípios.

Veja a lista de cidades piauienses:

  • Alto Longá;
  • Altos;
  • Buriti dos Montes;
  • Campo Maior;
  • Castelo do Piauí;
  • Coivaras;
  • Novo Santo Antônio; e
  • Teresina.

A lista da ANM contempla 512 municípios em 20 unidades federativas, sendo 429 afetados especificamente por ferrovias. Esse modal de transporte é o mais relevante para o setor mineral, sendo utilizado amplamente no escoamento de minérios para portos e centros industriais. O Piauí aparece com oito municípios beneficiados, a mesma quantidade do Espírito Santo, e à frente de estados como Pará (5), Distrito Federal (1) e Mato Grosso do Sul (1).

Confira a relação completa de cidades e estados brasileiros

Segundo a ANM, eventuais correções ou questionamentos sobre a inclusão ou exclusão de municípios da lista deverão ser formalizados por meio do processo SEI 48051.001614/2025-04. Uma segunda lista, com municípios diretamente afetados pelas atividades de mineração (não apenas pelo transporte), será publicada posteriormente.

Os valores recebidos via CFEM devem ser utilizados preferencialmente em ações que mitiguem os impactos da atividade mineradora ou que promovam o desenvolvimento local sustentável. Isso inclui investimentos em infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente e diversificação econômica.

No caso das cidades piauienses, os recursos poderão representar um reforço importante no orçamento local, sobretudo para municípios com arrecadação limitada. A presença da ferrovia, embora muitas vezes invisível para parte da população, gera impactos ambientais, urbanos e logísticos que, agora, podem ser compensados.

Cidade vizinha à Teresina está apta a receber

Além das cidades piauienses, o município de Timon, no Maranhão, também está na lista da ANM e poderá receber recursos da CFEM. A cidade, que faz parte da Grande Teresina e compartilha fronteiras urbanas com a capital piauiense, também é impactada pelo transporte de areia por ferrovia.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal prova que Sergio Moro mandou grampear ilegalmente autoridades

Crimes do ex-juiz provocaram a anulação de processos feitos na Lava Jato, o que ocasionou o fim da operação...

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...
spot_img

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...
spot_img

Posts Recomendados