Cientistas americanos revertem envelhecimento em ratos e tentam repetir processo em seres humanos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nossos corpos possuem uma cópia de ‘backup’ de nossa juventude que pode ser acionada para se regenerar, diz autor de pesquisa nos EUA

Nos laboratórios de Boston, nos Estados Unidos, ratos velhos e cegos recuperaram a visão e desenvolveram cérebros mais jovens e inteligentes, além de músculos e tecidos renais mais saudáveis. Por outro lado, camundongos jovens envelheceram prematuramente, com resultados devastadores para quase todos os tecidos de seus corpos.

Os experimentos mostram que o envelhecimento é um processo reversível, capaz de ser conduzido “para frente e para trás à vontade”, disse o especialista em antienvelhecimento David Sinclair, professor de genética no Blavatnik Institute da Harvard Medical School e co-diretor do Paul F. Glenn Center, para a pesquisa em biologia do envelhecimento.

Divulgação

Nossos corpos possuem uma cópia de ‘backup’ de nossa juventude que pode ser acionada para se regenerar, disse Sinclair, autor sênior de um novo artigo que mostra o trabalho de seu laboratório e de cientistas internacionais.

Os experimentos combinados, publicados pela primeira vez na revista Cell, desafiam a crença científica de que o envelhecimento é resultado de mutações genéticas que prejudicam nosso DNA, criando um ferro-velho de tecido celular danificado que pode levar à deterioração, doenças e morte.

“Não é lixo, não é dano que nos faz envelhecer”, disse Sinclair, que descreveu o trabalho no ano passado no Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

“Acreditamos que seja uma perda de informação –uma perda na capacidade da célula de ler seu DNA original, de modo que ela se esqueça de como funcionar –da mesma forma que um computador antigo pode desenvolver um software corrompido. Eu chamo isso de teoria da informação do envelhecimento.”

Jae-Hyun Yang, pesquisador de genética do Sinclair Lab e co-autor do artigo, disse esperar que as descobertas “transformem a maneira como vemos o processo de envelhecimento e a maneira como abordamos o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento”.

Mudanças epigenéticas controlam o envelhecimento

Enquanto o DNA pode ser visto como o hardware do corpo, o epigenoma é o software. Epigenes são proteínas e substâncias químicas que ficam como sardas em cada gene, esperando para dizer ao gene “o que fazer, onde fazer e quando fazer”, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano.

Em outras palavras, as peças celulares perdem o caminho de volta para casa, assim como uma pessoa com Alzheimer.

“A descoberta surpreendente é que há uma cópia de backup do software no corpo que você pode redefinir”, disse Sinclair. “Estamos mostrando por que esse software foi corrompido e como podemos reiniciar o sistema tocando em um botão de reinicialização que restaura a capacidade da célula de ler o genoma corretamente, como se fosse jovem”.

Não importa se o corpo tem 50 ou 75 anos, saudável ou devastado pela doença, disse Sinclair. Uma vez desencadeado esse processo, “o corpo se lembrará de como se regenerar e voltará a ser jovem, mesmo que você já seja velho e tenha uma doença. Agora, o que é esse software, ainda não sabemos. Neste ponto, sabemos apenas que podemos virar o interruptor.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

Sandee LaMotte, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

O valor subiu após uma reportagem apontar que a empresa de mídia social de Trump estava em negociações para...
spot_img

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...

Processos por racismo no Brasil saltam de 150 para 4,2 mil em quatro anos

Em 2020, foram 150 processos de racismo, injúria ou intolerância racial. Em 2023, 3.915. E até agosto de 2024,...
spot_img

Posts Recomendados