“Não é fácil derrubar esse veto, estou muito pessimista”, afirmou o presidente nacional do Progressistas.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) não se mostra otimista quanto à possibilidade de derrubada do veto do presidente Lula (PT) ao aumento no número de deputados federais. Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (11), ele também criticou o presidente da República pela decisão.

O parlamentar, que é presidente nacional do Progressistas, disse que não será fácil derrubar o veto no Congresso Nacional, segundo sua avaliação. Ele ressaltou que, sem esse dispositivo legal, o Nordeste vai perder oito vagas na Câmara, sendo duas no Piauí.
“Não é fácil. Eu votei a favor dessa matéria, o presidente, mais uma vez, trai o Nordeste. Vamos perder oito vagas, duas aqui no Piauí, logo o estado que mais votou nele. Não é fácil derrubar esse veto, estou muito pessimista”, afirmou.
Veto presidencial
Em julho, o presidente Lula vetou o projeto de lei que aumentava — de 513 para 531 — o número de deputados federais. A matéria havia sido aprovada pelo Congresso em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara com base no último Censo Demográfico. Para não reduzir o número de representações de nenhum estado, o parlamento optou por ampliar o total de vagas.
Fonte: GP1








