Por Gleison Fernandes.
O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) vem articulando nos bastidores um novo caminho político com foco nas eleições de 2026. Com uma trajetória de 34 anos no Congresso Nacional, Ciro trabalha para fortalecer o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal candidato da oposição à Presidência da República.

Paralelamente, o senador tem buscado convencer os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) a disputarem o Senado, estratégia que visa abrir espaço na chapa para a indicação do nome à vice-presidência. Com esse movimento, Ciro poderá abrir mão da reeleição ao Senado e apoiar um aliado de confiança para a disputa da vaga: a ex-deputada federal Margarete Coelho ou o ex-senador Joel Rodrigues.
Caso avance em direção à disputa nacional, Ciro Nogueira deverá concentrar esforços na transferência de seu capital político e do apoio de prefeitos aliados no Piauí para o nome que vier a ser indicado, enfraquecendo ainda mais a oposição local.
Nesse cenário, a chapa governista ganha fôlego para tentar conquistar as duas vagas em disputa no Senado. As articulações indicam a provável reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e o fortalecimento da candidatura do deputado federal Júlio César (PSD), ambos amparados pelo apoio do governador Rafael Fonteles.
A possibilidade de Ciro integrar uma chapa presidencial como vice foi reforçada nesta segunda-feira (12) pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), em entrevista ao jornalista Gustavo Almeida. Segundo Arcoverde, o nome de Ciro é considerado estratégico para o campo de centro na política nacional.
“É sim [uma possibilidade real], porque o Ciro foi o grande articulador da federação entre União Brasil e o Progressistas. É um nome que comanda o centro dentro do Senado e da Câmara e é um nome político forte. Nós temos vários candidatos a vice-presidente, mas o nome do senador Ciro é o nome que transita muito bem dentro de todos os partidos de centro, e o centro hoje é o equilíbrio na Câmara dos Deputados”, destacou o parlamentar.