Cirurgia que muda cor dos olhos “Ceratopigmentação” preocupa comunidade médica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Brasileira viralizou na internet após realizar procedimento para alterar tonalidade da íris; procedimento é aprovado no exterior, mas não é autorizado para fins estéticos no Brasil

Um vídeo com milhares de visualizações nas redes sociais de uma brasileira que mudou a cor dos olhos através de uma cirurgia na Suíça acendeu um alerta na comunidade médica do Brasil.

A ceratopigmentação é febre no exterior e consiste na inserção de tinta por pequenos furos na córnea ocular, uma espécie de tatuagem nos olhos. A modelo brasileira Layyons Valença realizou a cirurgia no ano passado, na Suíça, e transformou o olhar castanho em azul. Foi essa mudança que viralizou na internet.

Divulgação

Ela contou à BandNews FM que a decisão ocorreu por questões de autoestima, já que sempre teve dificuldades de aceitar a própria imagem:

Eu não conseguia me identificar com meus olhos marrons, eu não vivia sem lente, não deixava ninguém me ver sem lente. Eu usava o tempo inteiro e cheguei a ter uma infecção por conta disso, fiquei até sem enxergar.

No Brasil, a tatuagem em olhos para fins estéticos, que é irreversível, não é permitida pelos riscos à saúde, como o aumento da pressão interna ocular, a diminuição da visão periférica e até a possibilidade de cegueira.

Em alguns países do exterior, como Estados Unidos, França e Suíça, a técnica é aprovada pelos conselhos médicos, já que há um tipo de pigmento específico para o órgão, que ainda não foi analisado pela Anvisa.

O presidente da Sociedade Brasileira de Córnea, José Álvaro Gomes, explica que esse aval não é suficiente para garantir a segurança:

Você vai operar uma estrutura nobre do olho, que é a córnea, uma córnea normal, que não tem problema nenhum, colocando um pigmento que você não sabe o que vai acontecer a longo prazo e você vai poder estar atrapalhando procedimentos e exames que o paciente poderá necessitar. 

Segundo as entidades médicas brasileiras, pacientes que já realizaram esse procedimento relatam a sensação de areia nos olhos, além do incômodo com a luminosidade.

A Layyons Valença teve esses sintomas e disse que eles perduraram por alguns meses.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia recomenda que a cirurgia seja feita apenas em pacientes com algum tipo de cegueira e para fins terapêuticos na revitalização de manchas brancas nos olhos.

Segundo o médico José Álvaro Gomes, os casos aprovados são específicos:

No caso de pacientes que tiveram acidentes ou traumas que resultaram na perda da íris, a parte colorida do olho, e não conseguem usar uma lente filtrante. 

A cirurgia tem duração de cerca de trinta minutos e é feita com anestesia local, já que o paciente precisa ficar acordado.

Na Europa e nos Estados Unidos os valores variam entre R$40.000 e R$60.000

No caso de Layyons, o procedimento durou 45 minutos e, segundo ela, a demora estava atrelada ao nervosismo, já que tremia muito com medo de alguma reação ou erro médico:

Eu tinha medo dele furar o meu olho, dele errar, porque ele [o médico] é humano. Tinha medo de ter uma crise de ansiedade, levantar, mexer a cabeça durante a cirurgia. Mas, mesmo assim eu queria. Eu sei desde os meus 15 anos.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Censo Escolar mostra que ensino médio mantém os piores índices de repetência e abandono

Levantamento é o principal retrato da educação básica, formada por três etapas grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e...

Após maratona de shows no carnaval, Ivete Sangalo é internada com pneumonia

Anúncio foi feito pela própria artista nas redes sociais, nesta quinta-feira (22). Cantora cancelou participação no 'Navio da Xuxa'...

EUA aprovam nova terapia contra câncer; Tratamento pode levar 8 semanas

A nova terapia contra o melanoma utiliza as células do próprio paciente para combater o câncer Viva a ciência! O...

Daniel Alves pode ser expulso para cumprir pena no Brasil; e ainda deixar a prisão em maio

Advogados espanhóis avisam. Pela condenação de estupro ser menor do que cinco anos, Daniel Alves pode ser expulso da...
spot_img

Bolsonaro não responde à Polícia Federal em depoimento sobre golpe de Estado

Ex-presidente ficou em silêncio O ex-presidente Jair Bolsonaro não respondeu aos questionamentos da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (22), no...

Presidente da Câmara de Guadalupe anuncia início do ano legislativo com mensagem da prefeita Neidinha Lima e sessão ordinária no dia 26

O presidente da Câmara, vereador Dr. Dílson Barbosa Gomes, informou ao Portal Cidade Luz que as sessões legislativas terão...
spot_img

Posts Recomendados