“Cisternas são fundamentais para o desenvolvimento da população do Semiárido”, defende Wellington Dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MDS promoveu a segunda oficina sobre implementação do Programa Cisternas para gestores dos estados do Nordeste

Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), promoveu a segunda oficina sobre a implementação do Programa Cisternas para gestores de estados do Nordeste, na manhã desta terça-feira (05.11), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. 

O titular do MDS, Wellington Dias, participou do evento e defendeu as cisternas como tecnologias sociais de “extrema relevância” que chegam onde não há outras alternativas. “A presença da cisterna é algo fundamental para o desenvolvimento da população do Semiárido”, avaliou. “Eu vivi em uma região do Semiárido e, lá, tem muita irregularidade de chuva. A chuva falha e não tem um ciclo certo. Tem hora que chove demais e depois passa um período longo sem chover”, lembrou. 

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, defendeu o trabalho realizado nesses encontros como fundamentais para a implementação das cisternas nos estados do Nordeste. “Espero que, em parceria com estados e sociedade civil, possamos chegar ao final de 2026 como planejamos e como o presidente Lula planejou”, enfatizou. “Estamos aqui reunidos com a expectativa de criar capacidades para aperfeiçoar a implementação do Programa Cisternas em diversos níveis. O Programa não existe sem a parceria da sociedade civil”, acrescentou.

Além disso, Rahal explicou o quanto a iniciativa tem um papel importante diante da crise causada pelo clima. “Essa tecnologia tem sido capaz de apoiar a população no enfrentamento das mudanças climáticas”, concluiu.

A oficina “Construindo Redes para a Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água” foi destinada aos gestores estaduais responsáveis pela execução e monitoramento do Programa e teve a finalidade de garantir a implementação eficiente das cisternas nos locais contemplados pela iniciativa. 

A equipe do Programa Cisternas do MDS também realizou a primeira oficina voltada para comunicadores da Rede Cisternas, na manhã desta terça-feira (5.11), na sede da Enap.

Em maio, o MDS formalizou nove convênios com os estados do Nordeste para a implementação de 42 mil tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e inclusão produtiva rural no Semiárido, com um investimento de R$ 311 milhões.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...
spot_img

Posts Recomendados