Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

CNM aponta que 59% das prefeituras do Piauí estão em atraso com fornecedores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Piauí é o segundo estado do Nordeste com o maior número de prefeituras em dívidas com fornecedores.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios aponta que 59% dos prefeitos do Piauí admitem estar em atraso com fornecedores nas cidades. O levantamento aponta que os gestores terão dificuldades para encerrar o mandato com as despesas quitadas em 2024.

Os dados apontam que a crise financeira e a falta de recursos, além da instabilidade política e econômica e dos reajustes após a pandemia, prejudicou a gestão 45% das prefeituras do Piauí nos últimos quatro anos. Em outro ponto, o estudo realizado pela instituição municipalista mostra que 68% dos gestores tiveram que parcelar o 13% salário dos servidores municipais diante das dificuldades enfrentadas.

Divulgação

O estudo ouviu 135 dos 224 prefeitos do Piauí e foi finalizado no último dia 6 de dezembro.  Veja o estudo na íntegra.

Nacionalmente, o estudo da CNM apontou que 71,2% (3.186) dos prefeitos e prefeitas tiveram a crise financeira e a falta de recursos como o maior desafio de gestão nos últimos quatro anos.

Na pesquisa, 53,1% também apontaram como dificuldade a instabilidade política e econômica. Reajustes salariais e saúde também estão entre os mais desafiadores, com 47,8%. Em seguida, vêm Censo, com 45,1%, e desastres naturais, com 34,2%. Apesar da maioria ter lidado com dificuldades financeiras, 80,9% (3.619) dos respondentes afirmam que vão encerrar o ano e o fim de mandato com as contas em dia. À Confederação, 1.055 (22,5%) gestões municipais responderam que vão encerrar os mandatos deixando restos a pagar (RAP) para a próxima gestão, outras 3.162 (70,7%) não deixarão esse tipo de pendência.

Os dados coletados também indicam esforços dos Municípios para manter o pagamento de salários em dia, mesmo sob relato de falta de recursos durante a gestão. Em 98,3% (4.402) das prefeituras que responderam à pesquisa, a folha de pagamento está em dia (97,3%).

O cenário também é de pagamento do 13º salário até o próximo dia 20 de dezembro. Até o momento, 2.691 (60,2%) Municípios informaram à CNM que pagaram a primeira parcela ou parcela única, enquanto outros 1.644 (36,8%) responderam que pagarão até 20 de dezembro. Apenas 58 (1,3%) relatam que haverá atraso.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Chapa Júlio César e Marcelo Castro ganha força ao Senado com aval da base de Rafael Fonteles

Ganha corpo no Piauí a formação de uma chapa majoritária ao Senado composta por Júlio César (PSD) e Marcelo...

CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média

Conselho permite utilização de recursos do Fundo Social do Pré-Sal Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN)...

Lula defende debate sobre fim da escala 6×1 e aborda fraude no INSS

Presidente fez pronunciamento pelo Dia do Trabalhador Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse...

MDS amplia investimentos no Amapá para inclusão socioeconômica e segurança alimentar

Ministro Wellington Dias anunciou entregas em atividade na capital Macapá, ao lado do ministro Waldez Góes e do governador...
spot_img

Chuva, geada e mais: veja como fica o tempo pelo país no feriado do Dia do Trabalhador

Dia do Trabalhador começa com frio pela manhã e as temperaturas sobem gradativamente ao longo do dia, seguindo a...

Seduc paga bolsas a mais de 900 estudantes e reforça luta contra o analfabetismo

Desde que o Alfabetiza Piauí foi lançado, mais de 7.000 estudantes já receberam apoio financeiro por meio do programa. Com...
spot_img

Posts Recomendados