COE de Teresina recomenda uso de máscara em locais com aglomerações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Membros do Comitê decidiram que uso do EPI será obrigatório apenas em Centros de Saúde.

Membros do Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) se reuniram novamente nesta sexta-feira (10) e decidiram recomendar o uso de máscara em locais fechados e com aglomerações em Teresina. O EPI será obrigatório em unidades de saúde da capital.

Na última segunda (06), o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) havia recomendado o retorno do uso da máscara como medida de combate à covid-19. Alguns estados estão registrando aumento de casos da doença.

Ao A10+, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque relatou que Teresina registrou um aumento no número de testes covid-19. A máscara será obrigatória apenas na área da Saúde. As demais áreas receberão apenas recomendações, ou seja, não será obrigatório.

Fotos: Ascom FMS

“Não vamos esperar que essas pessoas adoeçam para tomarmos medidas. Por enquanto, serão recomendações. Conseguimos um número de 98% de imunizados e isso dá uma garantia que mesmo essas pessoas infectadas, elas não precisam de internação hospital. Ainda temos um número pendente de terceira e quase dose. Pedimos que as pessoas compareçam, quantas mais pessoas vacinadas, menos complicações teremos na rede hospitalar”, explicou.

Walfrido Salmito, membro do COE, relatou ao A10+ que vai recomendar a obrigatoriedade do uso de máscara em hospitais na capital. Também será estabelecido o uso do EPI em locais com infectado, na proporção de 1 para 500 pessoas.

“Vamos solicitar que a Prefeitura de Teresina emita decreta com a obrigatoriedade do uso de máscara para os serviços de saúde, havia apenas uma recomendação. A gente vai recomendar o uso de máscara em grandes aglomerações como locais fechados, com shows e etc. Que a gente faça o uso como recomendação apenas e também vamos recomendar, em, por exemplo uma escola que tiver um caso a cada 500 pessoas a gente faça a recomendação do uso para essas situações”, completou.

Para justificar as mudanças o COE destacou que houve aumento de 385% dos casos confirmados de Covid nos últimos dias. Além do aumento da positividade nos testes antígenos. Testes e atendimento a pacientes com covid-19 vão continuar sendo feitos nas UBS’s da capital.

“O número de testes aumentou na sua positividade. Nós não vamos esperar que essas pessoas adoeçam, sejam internadas, vão para UTI para que a gente possa tomar medidas. Estamos tomando previamente. Os demais por enquanto serão recomendações. Nós ainda temos um número pendente de terceira e quarta dose porque estão demonstrado nos números que quanto mais pessoas vacinadas, menos complicações nós temos na rede hospitalar”, disse Gilberto Albuquerque.

Portal A10+

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
spot_img

Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
spot_img

Posts Recomendados