“Tomaremos todas as decisões ouvindo este mesmo colegiado que nos elegeu”, disse Frei Eulálio ao falar da nova missão.
Na manhã desta segunda-feira, 05, o Colégio de Consultores da Diocese de Floriano se reuniu, conforme o Código de Direito Canônico, na Casa João XXIII, para eleger o no Administrador Diocesano.
Como a Diocese de Floriano está com o cargo de bispo vago, desde a nomeação de Dom Edivalter para a Diocese de Parnaíba, tendo ele tomado posse no sábado, 03, se tornando o 7º Bispo da Diocese de Parnaíba. Com isso, o Colégio dos Consultores de Floriano, se reuniu e decidiram pelo nome da Padre Eulálio Miranda, mas comumente chamado de Frei Eulálio.
Frei Eulálio ocupa atualmente a função de pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara, e administrador da Paróquia São José Operário, agora passa a exercer a função de Administrador Diocesano. Frei Eulálio destacou que o mesmo colegiado que lhe elegeu também estará discutindo a sua situação afrente destas funções que já exerce.
Administrador diocesano
Na Igreja Católica, um administrador diocesano é um presbítero eleito através do Colégio de Consultores Diocesano oito dias após a diocese entrar em período de sede vacante.
Geralmente uma sede fica vacante quando o bispo titular pede renúncia, seja transferido ou por caso de morte do titular. Para tal eventualidade, o Código de Direito Canônico prevê que o Colégio de Consultores Diocesano se reúnam no prazo de oito dias a contar desde o dia em que a diocese entrou no período vacante a fim de eleger um Administrador Diocesano que dirija os trabalhos da diocese interinamente até que o papa nomeie um novo bispo.
O administrador diocesano não tem a função de bispo, ele só tem como o dever preparar a diocese para a chegada do novo bispo.