Colunista da UOL: Lula deu aula de tática em debate; Bolsonaro teve estratégia burra

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O jornalista Toledo fez uma análise do último debate presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pela TV Globo, afirmando que o atual presidente teve uma estratégia burra, enquanto o petista acabou sendo mais inteligente.

“Lula ganhou e foi melhor. Acho que ele fez a tática mais inteligente. Ele foi para não perder, foi para consolidar o eleitorado que tinha. Falou com o pobre, falou de salário mínimo e falou de Roberto Jefferson que foi o grande evento da campanha. A meu ver a campanha foi decidida no domingo por 50 tiros de fuzil e três granadas, ali acabou qualquer chance de Bolsonaro”, começou Toledo.

Foto: Allison Sales/Fotorua/Estadão Conteúdo

Na sequência, ele afirmou que Bolsonaro fez uma estratégia parecida com a do petista, falando para seus eleitores convertidos. Entretanto, destacou que essa estratégia não é inteligente para um candidato que está atrás nas pesquisas.
“Bolsonaro também falou para o público dele, só que o público dele é minoritário. Então do ponto de vista de estratégia, a estratégia do Bolsonaro foi burra e a estratégia do Lula foi inteligente. Consolidou o que ele [Lula] tinha”.

Toledo ainda pontuou que a distância de 6 pontos que as pesquisas apontam nas intenções de voto entre os dois candidatos foi o que permitiu que o petista adotasse a estratégia que foi utilizada no debate.

“Se fosse uma margem de 3 ou 2 ele não poderia fazer essa tática porque o risco seria muito grande. Com a margem de 6 essa tática estava no limite para ele fazer. Fez, executou bem e acho que ganhou o debate porque foi mais inteligente”, finalizou.

“Nenhum deles se dirigiu ao público que deveria ter se dirigido, que eram os indecisos. [Deveriam] oferecer argumentos para que votassem neles e isso não aconteceu, ficaram as duas torcidas se digladiando e ficou tudo como era antes”, analisou a colunista do UOL Thaís Oyama.

Ela ainda ressaltou que diferente dos debates anteriores, por ser o último, essa era a chance que os dois candidatos tinham de conquistar novos votos. “O debate tem que ser para conquistar o voto dos indecisos, ninguém vai para o debate referendar os votos que já tem”.

“Mais uma vez o Lula perdeu a chance de fazer um aceno para o eleitor que talvez esteja indeciso em um campo moderado de centro. Ele sempre tem desperdiçado essa oportunidade”, afirmou Alberto Bombig.

O colunista do UOL ainda destacou que apesar de não ter conquistado mais votos, o candidato do PT também não perdeu os votos que já havia conquistado e segue firme em direção a vitória no dia 30 de outubro.

“Foi uma bola de segurança do Lula. Dirigiu e tocou o carro dele com bastante cuidado e, nesse sentido, terminou a corrida bem. Está são e salvo e caminha para uma vitória, salvo uma grande surpresa”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...
spot_img

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...
spot_img

Posts Recomendados