Cidades Com apoio de Bolsonaro e Alcolumbre, Rodrigo Pacheco é...

Com apoio de Bolsonaro e Alcolumbre, Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

-

Rodrigo Pacheco, com 57 votos, derrotou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 21 votos. O mandato de Pacheco para presidir o Senado e o Congresso Nacional terá duração de dois anos.

O senador Rodrigo Pacheco, do Democratas (DEM) de Minas Gerais, foi eleito nesta segunda-feira (1º) como o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco

Pacheco era o candidato do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e foi eleito sustentado em uma ampla aliança apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que incluiu até partidos de oposição à esquerda, como o PT.

Rodrigo Pacheco, com 57 votos, derrotou a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 21 votos. O mandato de Pacheco para presidir o Senado e o Congresso Nacional terá duração de dois anos.

Como manda o regimento do Senado, a eleição foi realizada de maneira presencial e em cédulas de papel. Antes do início da votação, três outros candidatos independentes retiraram suas postulações em prol de Tebet: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP).

Participaram da votação 78 senadores. Não participaram os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR), licenciado e sem suplente; Jaques Wagner (PT-BA), afastado para uma cirurgia no olho; e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), com síntomas da Covid-19.

Perfil

Nascido em Porto Velho (RO), em novembro de 1976, Rodrigo Otavio Soares Pacheco, de 44 anos, é advogado e especialista em direito penal.

Herdeiro de empresas de transporte rodoviário no estado mineiro, foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os anos de 2013 e 2015, deputado federal por Minas Gerais e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

Pacheco está em seu primeiro mandato como senador e já atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança na Casa. Atualmente é presidente do diretório do Democratas em Minas Gerais.

Com informações de Larissa Rodrigues, da CNN, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mercado teme que Bolsonaro adote populismo econômico de olho em Lula em 2022

Economistas acreditam que dualidade entre direita e esquerda reduz chance de agenda reformista. A possibilidade de uma disputa entre o...

Ciro Nogueira afirma que Wellington Dias finge sobre busca por vacinas

O senador também lamentou que idosos sejam submetidos a filas gigantescas no Piauí. O senador Ciro Nogueira (Progressistas) usou as...

Compra de mansão de R$ 6 mi por Flávio tem perguntas sem respostas

O negócio foi concretizado às vésperas de Flávio ser beneficiado por uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça)...

Em meio a piora da pandemia, Santa Catarina flexibiliza medidas de restrição

390 pessoas esperam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar o novo coronavírus no estado. Em meio...

NASA quer recuperar amostras de Marte

A NASA e a Agência Espacial Europeia recrutaram a ajuda de uma empresa para ajudar nessa missão. É com o...

Papa diz que violência em nome de Deus é a “maior blasfêmia”

Em visita à cidade de Najav, no Iraque, o Papa Francisco disse que a violência em nome de Deus...

Posts Recomendados