Com aumento populacional mundial, Brasil quer liderar segurança alimentar global

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estimativas apontam 2,4 bilhões a mais de pessoas no mundo até 2050; presidente da Embrapa defende agricultura sustentável e papel estratégico do país

O Brasil está se posicionando para assumir a dianteira global na segurança alimentar frente ao crescimento populacional previsto até 2050.

A estimativa é de um aumento de 2,4 bilhões de pessoas no planeta nas próximas décadas, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (6) no GAFFFF 2025 — evento sobre cultura agro realizado em São Paulo.

Durante um painel sobre segurança alimentar e sustentabilidade, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, defendeu que o país reúna esforços diplomáticos, científicos e comerciais para assumir um papel de liderança mundial.

Divulgação

“Há demanda global para que o Brasil transfira as tecnologias que temos aqui para outros lugares do mundo em prol da segurança alimentar”, afirmou.

Ela destacou ainda a importância do modelo brasileiro de produção. “Pensando na sua própria segurança alimentar, o Brasil desenvolveu tão bem seu papel que conseguiu garantir uma posição de destaque como fornecedor global de alimentos — especialmente com a integração lavoura-pecuária-floresta.”

Agricultura sustentável como trunfo estratégico

Silvia descreveu a trajetória da agricultura brasileira como uma evolução baseada em ciência — da correção de solos nos anos 1970 à atualidade, marcada por sustentabilidade, multifuncionalidade e adaptação às mudanças climáticas.

O futuro da agricultura, segundo ela, exige um modelo baseado em cinco pilares já adotados pela Embrapa: métricas de sustentabilidade, transição nutricional, transição energética, inclusão socioprodutiva e adoção de novas tecnologias como biotecnologia e agricultura digital.

“Temos o desafio de aumentar nossa produção e manter a preservação do meio ambiente, tanto na agricultura quanto na pecuária”, disse a presidente da estatal, que também enxerga a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) — marcada para novembro, em Belém (PA) — como ponto de inflexão.

“Temos que aproveitá-la como o começo de uma nova era para a agricultura sustentável do nosso país”.

Inovações e métricas para a nova era

Entre as tecnologias já em uso no Brasil, Silvia Massruhá destacou a edição genética com CRISPR, utilizada pela Embrapa para desativar fatores antinutricionais na soja, além do desenvolvimento de variedades tolerantes à seca e ao calor.

No campo das métricas, a estatal firmou parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para mensurar impactos de sustentabilidade nas cadeias produtivas.

Dados da apresentação mostram avanços no Plano ABC de agricultura de baixo carbono, com destaque para a recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que sequestra até 30 kg de carbono por árvore ao ano — mais que a monocultura.

A transição para a chamada “Agricultura 6.0” prevê soluções integradas e baseadas na natureza, como práticas regenerativas, bioeconomia, biogás e engenharia genética.

A expectativa da Embrapa é que o Brasil não apenas sustente sua própria população com alimentos nutritivos e saudáveis, mas também lidere globalmente esse movimento.

“Estamos em momento de transição da agricultura. Isso faz parte de um sistema complexo”, disse Silvia. “E é justamente por sermos sede da COP30 e por sermos um país do agro, que temos que liderar esse novo modelo sustentável.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais usam resina odontológica para reconstruir casco de tartaruga ferida no Piauí

Alguns desses animais chegam ao centro de reabilitação incapazes de nadar ou se alimentar. Dez animais estão atualmente sob os...

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...
spot_img

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...
spot_img

Posts Recomendados