Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com redução do ICMS, gasolina deve ter deflação no IPCA de julho

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Combustível representa 6,84% de todo o índice, e pode ajudar ainda a desacelerar o indicador.

A gasolina deve ter uma queda de pelo menos 1,22% no mês de julho, na próxima divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país. É o que aponta uma projeção feita pelo economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alberto Ajzental, a pedido da CNN.

O levantamento levou em consideração a variação de preços da gasolina nas últimas quatro semanas, divulgadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço médio do litro da gasolina recuou 17,86% no país segundo a pesquisa semanal da ANP. O combustível representa uma parcela de 6,84% no IPCA, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

O professor da FGV, Alberto Ajzental, explica que o índice geral é muito sensível a variações da gasolina, diferente do diesel, por exemplo, que tem um peso de apenas 0,3% no IPCA. Além disso, o recuo no combustível pode ajudar o indicador a desacelerar neste mês.

“Cair o preço dos combustíveis traz o índice para baixo por conta do desse produto indicador. Quando se analisa o IPCA, a questão é o peso. Então não importa a variação do item, seja positiva ou negativa, o que é relevante é o peso desse item. Um peso de 6,84%, por exemplo, como é o caso da gasolina, é muito relevante.”, explica o especialista.

O economista explica ainda que apesar de o diesel afetar toda a cadeia econômica, por conta de frete, não é possível identificar como ele afeta o aumento de preços para o consumidor através do IPCA. “É diferente da gasolina, é um produto direto ao consumidor final, então é mais claro quanto custa abastecer o carro, e o peso disso no orçamento familiar.”, destaca.

De acordo com a última divulgação do IPCA, o diesel, por exemplo, possui uma alta acumulada de 33,39% somente este ano. Só no mês de junho, o combustível apresentou alta de 3,82%. Já a gasolina, também em junho, recuou cerca de 0,72% no IPCA. Entretanto, no acumulado do ano, o combustível registra alta de 8,06%.

É importante destacar ainda que a ANP pesquisa o preço de combustíveis semanalmente em diversas cidades de todo o país, enquanto o IBGE pesquisa os preços do IPCA em 16 cidades do país. Com a redução no preço na gasolina causada pela alteração da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, a gasolina deve apresentar o segundo mês seguido de deflação no índice do Instituto.

Elis Barreto da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jovens líderes constroem soluções para transformar o agro em suas cidades

O futuro do agro piauiense está em boas mãos Na 2ª etapa do Encontro Estadual do programa CNA Jovem, realizada...

Lula desiste de tentar conquistar apoio dos evangélicos, diz jornal

Pesquisas mostram que sete a cada dez evangélicos rejeitam o governo petista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Ajustes finais na programação dos 96 anos de Guadalupe estão sendo feitos e divulgação sai esta semana, diz prefeito

Por Gleison Fernandes. Guadalupe já vive o clima de festa para comemorar seus 96 anos de emancipação política, celebrados no...

Pesquisa revela que quase 3 milhões de crianças estão fora da creche no Brasil por falta de acesso

Panorama do Acesso à Educação Infantil no Brasil, do Todos pela Educação, mostra realidade do acesso à educação para...
spot_img

Projeto prevê penas mais duras para crimes sexuais

Proposta de Augusta Brito prevê punição mais severa para estupro, assédio e abuso de vulneráveis. Com o objetivo de endurecer...

No Mato Grosso, piauienses estão entre os 563 resgatados de trabalho escravo em usina de etanol

Entre os resgatados, havia piauienses recrutados com falsas promessas e submetidos a jornadas exaustivas e alojamentos degradantes. O Ministério do...
spot_img

Posts Recomendados